prsident

Em entrevista concedida hoje (21.03.17) na Academia do Clube, localizada no antigo regimento de transmissões,  o Presidente de Direção S. Excia Senhor General Carlos Hendrick falou sobre o projecto de formação da agremiação.

Questionado sobre o pendor do Clube em apostar na formação de futuros talentos, respondeu:

"O 1º de Agosto tem este pendor, outros clubes também têm ou pelo menos têm a vontade de formar; nós temos 16 modalidades e formamos desde as bambis até juniores. É primordial para o Clube porque precisamos formar mais atletas, ter jogadores nacionais para as equipas principais, evitando contratações estrangeiras, n devemos e queremos equipas com apenas jogadores nacionais competitivos; é a instituição e o país que saem a ganhar. Competir em África e fora desta, é a intenção, mas para isso não basta só formamos, mas melhoramos a nossa formação, através das infraestruturas que não devem servir para apenas serem olhadas, mas para usufruir-mos delas com treinadores estrangeiros e nacionais capazes, porque assim valorizamos o desporto nacional"!

Que balanço faz ao projecto?

"Temos realizado um bom trabalho, formamos muitos e continuamos a formar, nas nossas equipas principais temos jogadores provenientes da formação; no caso do futebol temos oito atletas a treinarem com a equipa de honras e alguns destes estão a dar as repostas devidas, mas devem ser humildes e não se envaidecerem, daí a cautela que os órgãos de comunicação devem ter, porque eles estão a ter um desenvolvimento gradual, sem falar do andebol e do basquetebol"!

E sobre a proposta de lei que visa regulamentar e proteger a relação jurídico-laboral ente as entidades formadoras e os formandos?

"É muito bom que ela seja aprovada porque vai fortalecer esta relação não havendo desvios, acautelando muitas situações desagradáveis; ainda vai incentivar os clubes que não tem disponibilidade financeira para formarem mesmo que não seja em regime de internamento. Nós temos a academia (futebol, andebol e basquetebol), temos cerca de 50 atletas neste regime, visando o bom rendimento desportivo, académico e social para que estes cheguem a excelência"!