Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lecticia Kambovo

Em comunicado oficial nº 024/Unitelbasket/ da Federação Angola da modalidade anunciou-se a repetição do jogo nº84 do campeonato entre o 1º de Agosto e o Atlético Sport Aviação (ASA), para o dia 8 de Fevereiro (amanhã), pelas 16:00 horas, no pavilhão Victorino Cunha nos termos do nº1 do artigo 61º do Regulamento Geral e do nº 1, 2 e 3 do artigo 58º do Regulamento de Disciplina.

Infelizmente o jogo não chegou ao final devido a falta de iluminação num dos lados do Pavilhão Victorino Cunha, os holofotes não acendiam devido ao aquecimento excessivo de um dos disjuntores.  O resultado ao intervalo foi 59 x42 a favor dos agostinos.

Enquanto se tentava resolver o problema foram dados pelos árbitros 15 minutos, caso contrário a partida seria dada como terminada. Não se conseguiu resolver a questão do disjuntor e o jogo foi adiado para uma data a anunciar. O ASA não chegou a um consenso em relação as datas e será a FAB a fazer a marcação do jogo. Faltavam 10 minutos para se jogar no último quarto e o ASA vencia por 2 pontos 81-79.

O 1º de Agosto continua na liderança da competição com 35 pontos ao passo que o ASA encontra-se na quarta posição com 30 pontos.

Alguns hábitos e cuidados podem ajudar a tornar uma atividade física mais prazerosa e eficiente. Hoje mais do que nunca, a prática desportiva se mostra necessária a todas as pessoas. Embora seja importante avaliar qual o exercício que mais combina com cada tipo de indivíduo, a prática desportiva pode e deve ser uma constante na vida de todo mundo. Mas para que isso seja realmente proveitoso e faça bem à saúde, é preciso uma série de cuidados antes de começar uma atividade física. Seguem 10 dicas para uma prática desportiva saudável e regular:

1. Avaliar capacidade cardio respiratória 

Como cada pessoa tem uma determinada resistência para as atividades físicas, que pode ser melhorada com a prática de um desporto, quando se inicia uma atividade física, o melhor é saber qual a capacidade que se tem para um exercício. Por isso, é importante buscar ajuda médica para uma avaliação completa, em especial, no que diz respeito à capacidade cardio respiratória.

2. É importante caminhar

Independente do desporto praticado, a pessoa sempre deve agregar a caminhada ao seu cotidiano, porque ela ajuda no condicionamento cardiovascular, fortalece as pernas e reduz as taxas do colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Tudo isso é imprescindível para atingir um bom condicionamento físico.

3. Alongamentos

Alongar e aquecer o corpo antes de iniciar um desporto é mais do que importante para a saúde. Isso vai diminuir os riscos da pessoa se machucar ou ter contusões musculares, causadas quando o corpo ainda não está preparado para a atividade. Além disso, os alongamentos ao final do exercício devem ser feitos, para prevenir dores e lesões futuras. O ideal é fazer quatro séries de 20 segundos cada, antes e depois do desporto.

4. Comer uma hora antes

Durante o exercício físico, a barriga não pode estar vazia, muito menos cheia. Assim, o indicado é fazer um lanche leve antes de começar o desporto, ao menos, uma hora antes. As frutas e carboidratos são as melhores opções, pois oferecem energia ao corpo.

5. Diminuir ingestão de bebidas alcoólicas

Outra dica para a prática de um desporto a fim de que ele seja realmente eficiente para a saúde consiste em diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, em especial, nas 12 horas que antecedem o exercício. Por outro lado, hidratar-se com água é necessário durante qualquer atividade física, sempre em pequenos goles. As bebidas isotónicas também são boas opções, uma vez que ajudam a recuperar os sais minerais do organismo perdidos no suor.

6. Não fumar

O hábito de fumar não combinada com nenhum desporto. Desse modo, o ideal é que não se fume em nenhum momento, pois ele somente facilita o aparecimento de uma série de doenças, além de limitar o benefício da atividade para o organismo.

7. Dormir as horas necessárias

Dormir bem também ajuda na prática de desportos, sendo que o corpo se mantem descansado e com mais energia para as atividades físicas. O melhor é que se consiga dormir sempre oito horas por dia.

8. Roupas confortáveis

Nada melhor do que usar calçados e roupas confortáveis, como tênis, moletom e camisetas de algodão, se não houver um uniforme. Na hora do desporto, não se pode esquecer, ainda, de usar protetor solar quando há exposição ao sol. Se em locais abertos, o melhor é praticar os desportos nos horários menos quentes e se proteger com boné e óculos escuros, quando possível.

9. Praticar gradualmente

O condicionamento físico melhora à medida que se pratica uma atividade física de maneira regular. Assim, é normal que no início a pessoa tenha menos fôlego ou aguente menos um exercício, sendo necessário respeitar o próprio limite e não forçar o corpo para não passar mal.

10. Escolher um exercício que se goste

Existem muitos desportos para se praticar. Isso significa que o indivíduo deve escolher um que tenha prazer em fazer e não escolher uma atividade física por causa dos outros. Bem realizado, qualquer exercício físico vai oferecer mais saúde e qualidade de vida a uma pessoa.



 

 

 

A nutrição desportiva é muito importante e deve ser considerada como parte da preparação do atleta para o desempenho ideal. Não só antes da competição ou desporto intenso, mas também antes das sessões de treino, bem como o consumo de líquidos e a ingestão correcta de nutrientes, todos estes factores influenciam a performance do atleta. Por isso hoje, vamos aprender de forma detalhada sobre o consumo de líquidos na nutrição desportiva.

Todos os dias precisamos substituir cerca de dois litros de líquidos para equilibrar as perdas do corpo em geral - mesmo sem a perda de suor durante o treino desportivo ser tido em consideração. Se necessitamos de dois litros todos os dias, imagine o que será necessário durante um esforço intenso, para manter uma boa nutrição desportiva. Quando o corpo aquece, a produção de suor ajuda a reduzir a temperatura. A taxa de suor pode varia entre indivíduos, e aumenta com um maior esforço e em ambientes mais quentes. Pense no seu corpo como um carro com um radiador, se não mantiver o radiador cheio de líquido, o carro aquece em demasia e vai-se estragar. O mesmo acontece com o seu corpo, caso não fique bem hidratado. Há uma redução gradual no desempenho físico e mental e aumenta o grau de desidratação. Os líquidos e bebidas são importantes para suas estratégias de competição, por isso é uma boa prática nutricional começar a desenvolver bons hábitos de consumo de líquidos. A sorte - ou mesmo a sede - não chega para formar um plano sustentado para uma boa hidratação. Para uma boa nutrição desportiva, é fundamental ser organizado e beber bastante líquidos durante o dia.

 Estratégia para repor os líquidos durante o dia

- Certifique-se que bebe líquidos em todas as refeições. Não esqueça que a água é uma excelente escolha para uma bebida.

- Tenha um especial cuidado quando o tempo estiver quente e húmido, terá que aumentar as vezes que bebe líquidos.

- Mantenha um suplemento de fluidos e bebidas perto de si durante o dia. Leva uma garrafa de água própria para que possa beber uma bebida onde quer que esteja.

- Hidrate-se rapidamente após uma sessão de treino. Lembre-se que você vai continuar a perder líquido durante a recuperação através da urina e suor. Precisa beber 1,5 vezes o valor perdido durante as próximas 1-2 horas para conseguir uma boa hidratação (por exemplo, se perder 1 kg por treino, tem de beber 1500 ml para se hidratar).

- Tenha a noção das perdas pelo suor durante o desporto praticado, e como deve substitui-las. Se pesar-se antes e depois de um treino, vai estar a medir apenas as perdas de fluido.

- Cada 1 kg de peso perdido = 1 litro de líquido.

Tente manter a perda de fluido para um mínimo por cada vez que praticar desporto, bebendo tão frequentemente como conseguir.

Durante o jogo

O mais importante durante o desporto é a ingestão de líquidos, mesmo sob o ponto de vista da nutrição. Preferencialmente, já está bem hidratado com muita ingestão de líquidos durante todo o dia, isto para não existir muita pressão para beber grandes volumes de líquido durante uma competição. Há uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação.

Dicas para recordar:

- Tente consumir água em todas as oportunidades possíveis, ou seja, quando há interrupções no jogo.

- Tenha a sua própria garrafa de água e controle o que bebe.

- Beba líquidos enquanto se sentir confortável, pode ter problemas de estômago se beber em demasia.

- Em eventos mais de 1 hora, pode haver alguns benefícios nutricionais em consumir hidratos de carbono com a sua bebida, como se fosse uma bebida desportiva.

- Manter os líquidos frescos pode incentivar um maior consumo.

 

 

 

 

Sónia Sebastião Guadalupe Ndoniema que começou a sua prática desportiva aos 10 anos de idade, agora com 32 anos viu a necessidade de despedir-se das quadras de basquetebol.

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pretende entrar numa nova fase da sua vida no âmbito laboral.

Sónia que sempre actuou na posição extremo, nasceu aos 15 de Setembro de 1985, tem 1.88m, e pesa 74 kg.

A atleta começou a sua carreira no Time Elite, Clube que depois passou a ser designado por Visa. Aos 12 anos de idade fruto da mudança de residência, vem continuar a prática da modalidade no Clube Desportivo 1º de Agosto (CODENM) com o seu vizinho António da Luz, antigo treinador do ASA e actual Vice-Presidente do Comité Paralímpico. Desde então se manteve na agremiação militar toda sua fase de formação, começando a ser treinada pelo professor André na fase de iniciada, assim, representou a equipa rubro negro até o ano de 2010, posteriormente atendeu o Interclube de 2010-2013 e em 2013 voltou à casa e hoje diz adeus a família agostina enquanto atleta.

Enquanto esteve nos escalões de formação conquistou os títulos dos campeonatos nacionais em cada categoria. Já na equipa sénior, internamente: trezes campeonatos nacionais, onze supertaças, dez taças de Angola, à nível de continente: cinco taças de clubes africanos, três pelo 1º de Agosto (2006, 2015, 2017) e as restantes pelo Interclube (2011 e 2013) e dois campeonatos africanos (2011 e 2013).

Nos grandes palcos da competição na modalidade se fez presente nas Olimpíadas de Verão de 2012 e no Mundial de 2014 com a seleção nacional sénior feminina.

Na sua carreira, chegou a efectuar 33 pontos contra o Desportivo da Huíla em 2009, tornando-se assim o seu maior histórico como cestinha.

 

Sónia é casada com Edson Ndoniema atleta de basquetebol do 1º de Agosto.

Os nossos atletas nas categorias de sénior, júnior e juvenis irão participar na prova de estrada de 10km, no dia 10 de Dezembro as 7h:30 em Luanda.

 

Com 45 atletas pertencentes ao nosso clube, a corrida terá início na floresta da ilha de Luanda e tem como palco da meta o estádio dos coqueiros. O objectivo desta corrida serve como treino de preparação para os nossos atletas, visando a 62ª edição da corrida de fim de ano “São Silvestre”, que será realizado no dia 31 do corrente mês em Luanda e terá como participantes atletas federados, adaptados e populares. 

A nossa equipa sénior masculina e feminina de taekwondo participará da 1ª edição do torneio nacional da modalidade de fim de ano, a decorrer na província do Kwanza-sul, nos dias 9 e 10 do corrente mês.

A competição será disputada em seis categorias: em masculino, - de 54 kg, - de 58 kg, - de 63 kg, - de 68 kg, - de 74 kg, - de 80 kg. Já em feminino, - de 46 kg, - de 49 kg, - de 53 kg, - de 57 kg, - de 62 kg, - de 68 kg.

Segundo o coordenador da modalidade, mestre Adilson Vunge, é satisfatório o 1º de Agosto competir na 1ª edição do torneio nacional de taekwondo de fim do ano, por isso estamos focado para não ser apenas uma participação, mas sim a participação com a conquista do torneio.

A caravana agostina parte para o lugar da competição no dia 8 (sexta-feira).

 

Para além de Luanda, participarão do torneio as equipas provenientes da província do Huambo, Benguela e Huíla.

O 1º de Agosto realizou hoje (04.12.17) no salão nobre da sede do Clube (Ex-CODENM), mais um ciclo de palestras com o tema, " O treino da força".

O encontro que foi dirigido para treinadores da nossa agremiação desportiva, e foi dividido em dois painéis nomeadamente:

1- Princípios biológicos e métodos de treinos - ministrada pelo professor Felipe Conceição;

2- A aplicação do treino de força nas equipas de formação - ministrada pelo professor António Gaspar.

Os temas mereceram a atenção dos presentes que puderam enriquecer os seus conhecimentos.

 

Para os palestrantes esta iniciativa do Clube Central das Forças Armadas Angolanas é muito benéfica para que se cumpra com o projecto de formar campeões, daí a importância de capacitar os seus funcionários, técnica e cientificamente.

Please publish modules in offcanvas position.