Março 29, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Isabel Eduardo

Licença C da IHF

Fevereiro 24, 2024

Encerrou, na manhã deste sábado, o curso de treinadores de andebol para obtenção da Licença C da Federação Internacional de Andebol - IHF, realizado na sede da FAAND, de 17 a 24 do corrente mês. 

Dividido em aulas teóricas e práticas, esta acção de formação contou com a participação de técnicos de  todo o país, que enriqueceram os conhecimentos sobre treinamento da modalidade ao mais alto nível. 

Estiveram presentes os seguintes treinadores afectos ao 1.° de Agosto: José Terça Chuma, Nelson Catito,  Domingos Macumbazi, João Diogo, Marcelino Nascimento, Olga Mendes, Jorge Fortunato, Belchior Kamuanga e Carlos Joaquim. 

O curso foi ministrado pelo especialista espanhol Manuel Manãs Cortez, em representação da IHF, e pelo ivoiriense Kounan Kouassi Kevin, representante da CAHB, que contaram com o auxílio dos técnicos angolanos Filipe Cruz e Wuilliam de Almeida, ambos formadores múltiplos credenciados e indicados para o efeito pela CAHB.

Comunicado

Fevereiro 07, 2024

COMUNICADO

No intuito de evitar eventuais constrangimentos, o Departamento de Comunicação e Imagem do 1.° de Agosto vem por este meio informar a todos os órgãos de comunicação social e aos seus profissionais, que o acesso ao estádio e outros recintos de jogos, só será permitido mediante a apresentação das credenciais distribuídas no início da época em curso.

Nota: As credenciais são válidas para todos os jogos do 1.° de Agosto na condição de visitado e para todas as modalidades.

A central Helena Paulo, da equipa principal, de andebol do 1.° de Agosto, vai reforçar o CSM Targu Jiu, da Roménia, que ocupa a 11.a posição da tabela classificativa do campeonato daquele país do leste europeu.

Leila, como é conhecida nas lides desportivas, vai competir durante uma época no andebol romeno, com a missão de ajudar a melhorar o posicionamento do CSM Taragu Jiu, que está na zona de rebaixamento, com 12 pontos, fruto de quatro vitórias em 14 jogos.

Helena Paulo, nascida a 24 de Janeiro de 1998, em Luanda, mede 1,76cm e pesa  75kg, começou a praticar andebol no Complexo Desportivo do RI 20, no ano de 2010, e conquistou vários títulos nacionais e internacionais, como o CAN, em juniores e seniores, Taça dos Campeões de África e Supertaça Babacar Fall. 

A nível individual, foi  inúmeras vezes distinguida como melhor central, com destaque para o prémio de MVP do CAN 2022, em Dakar - Senegal.

A equipa sénior feminina de andebol do 1.° de Agosto defronta a congénere do Petro de Luanda, nesta sexta-feira, dia 26 do mês em curso, na Cidadela Desportiva, em jogo referente à final da Supertaça Francisco de Almeida.

Ao longo dos últimos dias, as rubro-negras afinaram a estratégia defensiva e ofensiva adequada para superarem as dificuldades impostas pela formação petrolífera. 

O objectivo do 1.° de Agosto consiste em revalidar o estatuto de campeão da prova que marca o início da nova época andebolistica.

O atleta do 1.° De Agosto, Ariel da Silva, que está ao serviço da selecção nacional sénior masculina de andebol, foi determinante na vitória de Angola, na tarde desta quarta-feira, frente à Nigéria, no jogo de estreia no Campeonato Africano das Nações, que teve início hoje (17)  na cidade do Cairo - Egipto. 

O guarda-redes rubro-negro, que esteve em campo durante o jogo todo, efectuou várias defesas importantes, com destaque para as duas últimas, que permitiram segurar a vantagem do sete nacional, nomeadamente no minuto 28 e 40 segundos, quando Angola vencia por 25-24, e aos 29 minutos e 31 segundos, travando de forma brilhante um contra-ataque da Nigéria.

O desempenho de Ariel da Silva foi fundamental para garantir o triunfo da selecção angolana.

Em mais uma jornada do Campeonato Provincial de Luanda, disputada este sábado (13), no Pavilhão Paulo Bunze, as nossas equipas dos escalões de formação fizeram o pleno de vitórias, com os seguintes resultados:

 1.Juniores:

1.° de Agosto 44-12 Guelsona

 2.Juvenis :

1.° de Agosto 57-17 Clube do Cazenga

 3.Iniciados:

1.° de Agosto 28-24 Ferroviário

A equipa sénior feminina de futebol do 1.° de Agosto perdeu diante do Petro de Luanda, por 1-2, em partida disputada no campo do Catetão, na tarde deste  sábado (13.01), a contar para a 3.a jornada do Campeonato Provincial de Luanda. 

Os jogos entre rubro-negros e tricolores, em todas as modalidades, decorrem sempre num ambiente de muita euforia e emoção, e este derby não foi diferente, com as duas equipas a mostrarem-se motivadas e focadas na vitória.  

Apesar das petrolíferas terem sido as primeiras a marcar, as agostinas não baixaram a cabeça e chegaram à igualdade no minuto 40, por intermédio de Cristina, estabelecendo o resultado ao intervalo. 

Na segunda parte, manteve-se a toada de equilíbrio, com os dois conjuntos a desbobinarem um futebol atractivo e virado para o ataque.

Um deslize defensivo das militares resultou no segundo golo do Petro de Luanda, que conseguiu segurar a magra vantagem até ao apito final.

No final do encontro, a treinadora Lurdes Lutonda, afirmou:  “Só nos podemos queixar de nós próprias, cometemos dois erros fatais que resultaram em golos do adversário, mas o campeonato ainda está no princípio e temos tempo para melhorarmos... está de parabéns o Petro pela vitória"

Em contagem regressiva para o arranque do Campeonato Africano de andebol sénior masculino, no Egipto, de 17 a 27 do corrente mês, os atletas Agnelo Quitongo (pivô), Ariel da Silva (guarda-redes), e Valdimar Paulo (central) estão confiantes  numa boa prestação colectiva e individual na maior montra desportiva de África.

"O estágio de preparação está a correr de forma positiva, estamos prontos e optimistas no bom desempenho do grupo, tudo faremos para alcançarmos a melhor classificação", disse Agnelo Quitongo.

"Sabemos que será uma competição difícil,  as equipas evoluiram muito, mas queremos melhorar a posição do CAN anterior e classificarmo-nos para o mundial. A nível individual espero fazer uma competição melhor que a passada,  ajudar a equipa em todos os jogos. A nivel colectivo temos um grupo coeso, experiente e que tem uma qualidade incrível, acredito que faremos melhor que na edição anterior. Somos bons jogadores e estamos confiantes" ,afirmou Ariel da Silva.

" A preparação decorre a bom ritmo, vencemos todos os jogos amistosos já realizados, estamos confiantes que faremos e daremos o melhor de nós ", declarou Valdemiro Paulo.

A viagem da selecção nacional para o palco da competição acontece no dia 15 do corrente mês.

De recordar que Angola figura no grupo D, com as similares da Tunísia, Quénia e Nigéria, que será o nosso adversário na primeira jornada.

A sete dias do arranque da 26.a edição  do Campeonato Africano das Nações, a realizar-se no Egipto, a seleção nacional sénior masculina de andebol mantêm-se de mangas arregaçadas no estágio pré-competitivo que decorre em Portugal.

Com cinco vitórias em igual número de jogos amistosos, os "Guerreiros" estão confiantes num bom desempenho na maior prova africana de selecções.

"O estágio preparatório está a correr bem, estamos prontos e optimistas no bom desempenho do grupo e tudo faremos para alcançarmos a melhor classificação" disse Agnelo Quitongo, pivô rubro-negro ao serviço do sete nacional.

A selecção angolana viaja para o palco da competição no dia 15 do corrente mês.

De recordar que Angola figura no grupo D, com as congéneres da Tunísia, Quénia e Nigéria, que será o nosso adversário no jogo de estreia.

Os nossos atletas Agnelo Quitongo (pivô), Valdimiro Paulo (central) e Ariel da Silva (guarda-redes) estão entre os eleitos para representar Angola na 26.a edição do Campeonato Africano das Nações, em andebol sénior masculino, que vai decorrer na cidade do Cairo, capital do Egipto, de 17 a 27 de Janeiro de 2024.

 

Depois de cumprir com êxito a primeira etapa de preparação, em Luanda, os andebolistas rubro-negros viajaram esta 3F (19) para as terras de Camões, onde vão realizar um estágio pré-competitivo que durará aproximadamente 25 dias. 

 

Durante esse período preparatório, na cidade do Porto, estão agendados 6 jogos de controlo, com o objectivo de avaliar o estado técnico e táctico do sete nacional.

 

Inserida no grupo D, Angola terá pela frente as seleções da Tunísia, Nigéria e Quénia.

Página 1 de 27