surraa-Jovem de 18 anos saltou do banco e fez duas assistências que deram dois golos.

 

Sem Lama, Mabiná e Katongo castigados e Love adoentado, Maksimovic alterou o sistema. Abdicou do 4x4x2 ou 4x2x3x1 para um 4x3x3. Era o aviso de um meio campo forte, não muito rápido, com grande capacidade de retenção da bola e com Mano e Chara para explorar o passe longo e Osório para a contenção.

 

No 1º de Agosto, sem Bena com distenção muscular e Capuco de fora por opção, Romeu Filemon baixou Amaro para o lugar de lateral esquerdo, lançou Tchitchi de início e fez regressar Mano que já não jogava a titular desde o jogo com o Progresso.

 

Porém com apenas Jiresse no ataque, Romeu Filemon mostrava que ia manter fiel a um sistema que tem usado desde que chegou ao 1º de Agosto 4x2x3x1.

 

O primeiro lance de verdadeiro perigo para os militares aconteceu aos 30 segundos, Ben Traoré passou por Kaly ganhou a linha do fundo e cruzou tenso para a grande área onde Neblú atento desviou para canto.

 

Depois seguiu-se um período de domínio territorial do Petro. As unidades que escalou no meio campo davam vantagem aos tricolores no terreno de jogo a ponto submeter o adversário a tremenda pressão.

Mas quando Buá passou a jogar mais recuado e com a capacidade de retenção de bola os militares equilibraram o jogo no meio campo a passagem da meia hora de jogo.

 

Três minutos, antes, aos 27 o primeiro grande sinal de perigo do 1º de Agosto com Mano a desviar de cabeça um cruzamento da direita executado por Mingo Bile.

 

Aos 30 minutos, Ben Traoré foi protagonista de um lance de perigo na baliza militar com um remate a meia volta na grande área a tentar surpreender Neblú após assistência de Kembua.

 

Aos 37 minutos, o remate de Mingo Bile encontra a mão de Loló na grande área, mas não há intenção do jogador do Petro jogar a bola com a mão. Lance bem ajuizado por Pedro dos Santos.

 

Já perto do intervalo, aos 42 minutos, na sequência de um livre directo, Amaro fez execução primorosa após jogada ensaiada, mas o poste esquerdo da baliza de Jota Bé negou-lhe o golo.

 

Foi a mais clara oportunidade de golo de todo desafio e a última da primeira parte levando as duas equipas para o balneário com igualdade a zero.

 

O jogo reatou sem qualquer alteração. Massunguna passou a ser o marcador de Ben Traoré e os militares também passaram a jogar no 4x3x3

Mas foi o Petro o primeiro a chegar com perigo a baliza contrária. Aos 48 minutos, Job desviou de cabeça um livre cobrado por Osório e forçou Neblú a uma defesa apertada.

 

Aos 49 foi Mano a experimentar os reflexos de Neblú com um remate de longe, mas estava atento o jovem guarda redes do 1º de Agosto.

Aos 55 a jogada mais linda do desafio, dois toques de calcanhar, Osório e Job e o cruzamento de Osório com o cabeceamento de Kêmbua a sobrevoar a baliza do 1º de Agosto.

 

Era um período de estado de graça dos tricolores que tinha em Chara uma importante unidade do meio campo que ao contrário dos últimos confrontos entre as duas equipas, as novas funções de Manucho o davam mais liberdade para jogar.

 

Aos 58 minutos, Mabululu rendeu Ben Traoré e Ary entrou para o lugar de Mano.

A alteração do Petro visava essencialmente refrescar o ataque ao passo que Romeu Filemon queria com Ary, aproveitar a técnica individual para desfazer o rigor defensivo do Petro.

 

E conseguiu, aos 70 minutos, com duas fintas deixou Osório das covas e depois assiste para o inevitável, Mingo Bile marcar.

 

A partir dai o 1º de Agosto, apareceu mais no jogo e aos 77' esteve perto do segundo, mas o congolês Jiresse chegou atrasado.

Era o aviso, Jiresse marcou mesmo aos 82 através de um ponta pé acrobático, após nova assistência do puto Ary.

 

Ficha Técnica:

 

Estádio Nacional 11 de Novembro

Assistência: 40 Mil espectadores

Equipas

Arbitragem

Arb. Pedro dos Santos

1º Ass. Sebastião da Silva

2º Ass. Luís Mateus

4º Arb. Joao Ngoma

Com. João Gonçalves  

 

Petro de Luanda: Jota Be, Loló, Miguel, Bastos, Etah, Osório, Mano (72' Joca), Chara, Ben Traoré (58' Mabululu), Job (80' Santana), e Kêmbua

4x3x3

 

1º de Agosto: Neblu, Elísio, Amaro, Caly, Massunguna, Manucho, Tchitchi, Mingo Bile (85' Nandinho), Mano (58' Ary), Buá, Jiresse (90+2 Danilson Traça)

 

4x2x3x1

 

Golos:

 

1º de Agosto: Mingo Bile aos (70'), Jiresse (77')

Por: Celestino Gonçalves