Albertina

 

O Primeiro de Agosto revalida título nacional de andebol senior feminino e assume-se como a nova força da classe em Angola.Esta condição,resulta do facto das militares se superiorizarem ao seu principal rival Petro de Luanda em Provas internas,nos últimos quatro anos.De recordar que o clube do rio seco logrou conquistar nos últimos 4 anos, três provinciais de Luanda(o primeiro foi no dia 18 de agosto de 2010, 34 anos depois da criação da classe no do departamento de Andebol do Clube),e o mesmo número de títulos nacionais sempre em disputa directa com o clube do eixo viario,sem que conseguisse a nível da taça de África dos clubes campeões o mesmo protagonismo, já que as tricolores impuseram-se no mesmo periodo e por duas ocasiões na final da principal prova continental.


Nem os 25 títulos nacionais e a condição de clube mais titulado do mundo em competições continentais,(o Petro conserva 43 títulos Africanos,19 Super taças;17 de clubes campeões e 7 dos vencedores das taças) e o facto de deter no seu plantel o núcleo base da selecção nacional que conquistou os ultimos cinco(5) dos 11 conquistados mos ultimos 10 anos,o Petro conseguiu travar o Vento militar.


Apesar das militares se terem destacado pela força colectiva do seu jogo, uma estrela emergiu este ano nas hostes do R20. Chama-se Albertina Cassoma e marcou na vitória sobre o Petro 27:25, doze(12 ) golos (47% do Grupo), contribuindo com a sua inteligência e envergadura para a vitória do seu clube de sempre.


De seu nome completo: Albertina da Cruz Cassoma, a jovem da foto adiante, nasceu em Luanda no dia 12 de Junho de 1996 (18 anos de idade), é filha de Mpanya André Cassoma e de Victoria Sousa da Cruz,mede 1,88, pesa 94 Kg, calça 44 e é estudante do primeiro ano do curso Superior de Gestão de Empresas da Universidade Lusiada.


Albertina como é mais conhecida é uma pré-destinada para o Andebol, faz parte de um núcleo de seis irmãos que praticam a modalidade (a maior familia no activo na modalidade),todos vinculados ao clube militar onde seu pai é Dirigente e oficial General.


A principal coqueluche do R20 iniciou a pratica do Andebol no seu clube de sempre no dia 4 de Março de 2008 (sete anos), onde fez iniciação,formação,especialização e consolida o alto rendimento.


O lado fenomenal de Albertina, levou-lhe a superar um record nacional, quiçá internacional ao sagrar-se na epoca passada campeã nacional e juvenis, juniores e seniores e ter representado Angola nos três escalões em campeonatos Africanos e do mundo.

 

Fonte: https://www.facebook.com/MRAPRESS?fref=ts