*Saiba o que é o hóquei em patins e perceba porque é que este desporto é tão apreciado na Europa*

A história do hóquei em patins O hóquei em patins é um desporto joga-se com um stick e uma bola, com os jogadores em cima de patins, o que confere grande velocidade a qualquer partida desta modalidade além da incerteza em relação ao resultado final própria de qualquer outra modalidade desportiva colectiva.

As regras principais do hóquei em patins Um jogo de hóquei em patins exige a presença de duas equipas de cinco elementos, sendo um deles o guarda-redes e os restantes jogadores de campo. Além dos cinco jogadores titulares, cada equipa poderá ter cinco jogadores suplentes. Cada jogo tem duas partes, com vinte minutos de duração cada e é dirigido por dois árbitros. Todos os jogadores têm de estar com os patins calçados para poder entrar em campo.

Apesar de existirem várias versões sobre os primórdios desta modalidade a sua origem oficial é atribuída à Inglaterra. Em termos competitivos, o hóquei em patins começou a ser praticado a partir de 1905, mas o primeiro Campeonato Europeu só foi disputado em 1926 e o primeiro Mundial em 1936. Ambas as competições foram vencidas pela seleção inglesa. No entanto, o hóquei em patins foi a primeira modalidade de patinagem a ser reconhecida como desporto olímpico no Jogos  Olímpicos de Barcelona no ano de 1992.