Scan Pic0012-001

 

23 de Novembro de 2015                                                                                                   Foto: Arquivo

Esta semana na rubrica “Gloriosos” trazemos a história de um dos melhores andebolistas angolanos e do 1ºde Agosto de todos os tempos.

Paulo Bunze iniciou a prática do andebol no 1ºde Agosto com 16 anos de idade, deixando para trás uma prometedora carreira de futebolista no Clube Ferroviário de Angola, onde começou a praticar muito por causa da proximidade da sua residência, na Rua Mota Feo. Chegou ao andebol do 1ºde Agosto apenas para “divertir-se" já que apostava tudo numa carreira no futebol. Mas no andebol foi chegar, ver e vencer já que apresentava qualidades excepcionais para prática da modalidade.

José Cardoso Lima, um dos fundadores da equipa de andebol, considerou-o um verdadeiro fenómeno: "Foi para o andebol quando era um excelente futebolista e não foi fácil convence-lo. Começámos com umas brincadeiras do andebol, decidimos que jogasse um bocadinho e ele mostrou qualidades excepcionais”.

Com a camisola do nosso Clube ganhou tudo que podia ganhar a nível interno (campeonatos nacionais e Taça de Angola) e chegou uma vez ao pódio africano de clubes, com o 3º lugar no campeonato disputado em 1986, em Libreville (Gabão).

O seu talento em campo e uma entrega total aos jogos fizeram dele o maior jogador angolano de sempre. Como consequência natural integrou várias vezes a seleção nacional e, em 1988, com a qualidade que evidenciava transferiu-se para o Benfica de Portugal, tendo posteriormente representado também o Belenenses luso.

Morreu aos 41 anos, já quando desempenhava a função de treinador da equipa feminina do 1º de Agosto. O seu contributo para o andebol nacional teve a merecida homenagem com a  Super Taça de andebol a receber o seu nome. Uma distinção mais do que justa para um homem que deu tudo ao andebol e ao 1º de Agosto! 

Obrigado por visitar a nossa página e aumentar os seus conhecimentos