IMG 4306

O Torneio Victorino Cunha, teve início no dia 15 de Outubro de 2012. Este evento visa homenagear o grande ícone do Basquetebol angolano, o Professor  Victorino Cunha,  antigo técnico que se notabilizou ao serviço do 1º de Agosto e ao serviço das seleções nacionais, tendo iniciado no clube “militar” em 1977, onde colecionou vários títulos no país e continentais.

Vitorino Cunha, de 67 anos, tornou-se o primeiro técnico a conduzir por três vezes consecutivas a seleção nacional ao troféu continental, nos “Afrobasket” de 89, 91 e 93.

O Torneio é organizado anualmente pelo Clube Desportivo 1º de Agosto e serve para aumentar o ritmo competitivo das equipas participantes nomeadamente: Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube e 1º de Agosto.

A organização do evento implementou um elemento novo ao torneio, que é o do 1º Ciclo de Palestras ministradas este ano pelo Professor Victorino Cunha, pelo Professor Doutor Bernardo Manuel e o Professor António Gaspar. O Prof. Victorino Cunha falou sobre o “Trabalho em equipa, a minha experiência como treinador”. Os 3 dias do ciclo de palestras tiveram como público alvo os treinadores do 1º de Agosto e demais convidados num total de 70, que absorveram uma vasta experiência transmitida.

Um dos pontos chaves desta edição foi o da despedida  oficial das quadras de Miguel Pontes Lutonda, considerado como um dos maiores ídolos do basquetebol angolano dos últimos tempos. Miguel Lutonda, aos 40 anos de idade, 25 destes dedicados à modalidade, sendo que curiosamente  realça-se o facto de este ter iniciado a practica desportiva na modalidade de andebol onde foi um exímio guarda-redes.

Apesar de acumular vários troféus ao longo dos 25 anos de carreira, foi no 1º de Agosto que Miguel Lutonda colecionou mais títulos, sendo: 9 campeonatos nacionais, 5 taças de Angola, 8 Super Taças, 6 títulos africanos de clubes e uma taça compal. Com a selecção nacional, Lutonda arrebatou 5 campeonatos africanos, 2 torneios da RTP, além de ter sido eleito por duas ocasiões como “MVP” (jogador mais valioso do Campeonato Africano das Nações).

Os donos do espetáculo, propriamente falando dos atletas, proporcionaram aos adeptos exibições de luxo, que os levaram ao delírio. O pavilhão do Rio Seco teve casa cheia nos 3 dias do Torneio, onde desfilaram as 4 melhores equipas angolanas, numa final entre os eternos rivais Petro de Luanda e Primeiro de Agosto, com vitória dos militares.

Vídeo do Torneio

Fotos do Torneio