T08A9440

O D'Agosto confirmou a hegemonia no andebol nacional em ambas as classes, em vésperas de comemorar quarenta anos de existência.

As nossas equipas revalidaram os títulos nacionais em seniores masculinos e femininos, na 39ª edição dos campeonatos nacionais da modalidade disputados no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, derrotando o Interclube de Angola por 16x11 em masculinos e por 23x18 em femininos.

Na classe masculina, o início do confronto foi bastante equilibrado, atendendo o nível de competitividade e a determinação dos dois conjuntos, mas os Agostinos com o sistema defensivo 5-1 (5 atletas entre a linha dos 6 e 7 metros e 1 atleta na linha dos 9 metros) aprimorado, conseguiram levar vantagem por números muito curtos, com o resultado a registar 07x05 ao intervalo.

No reatamento da partida, um D´Agosto mais esclarecido nos seus movimentos defensivos e ofensivos suplantou a manobra dos polícias, vencendo assim o duelo por um diferencial de 5 golos.

Filipe Cruz, Técnico do conjunto Militar utilizou o seguinte sete inicial:

Guarda-redes: Giovany Muachissengue, pivôt: Gabriel Teca, ponta direito: Otiniel Pasqual, ponta esquerda: Elsemar Pedro, lateral direito: José Rolo, lateral esquerdo: Sérgio Lopes, central: Romé Hebo.

Suplentes: ponta esquerdo: Adilson Maneco, central: Cláudio Lopes e Marcelino Manuel, lateral esquerdo: Declerck Sibo, pivôt: Agnelo Quitongo, lateral direito: Feliciano Couvero.

 

No final da prova, os Agostinos destacaram-se no sete ideal com os seguintes atletas:

Giovany Muachissegue: melhor guarda-redes; Marcelino Manuel: melhor central; Adilson Maneco: melhor ponta esquerdo; Otiniel Pasqual: melhor ponta direito e Gabriel Teca, melhor pivôt.

Na classe feminina, a história não foi diferente. As duas equipas entraram determinadas e mantiveram-se fortes em todos os aspectos, mas nos últimos dois minutos da primeira parte o esforço das Agostinas não foi suficiente para impedir a vantagem de 13x12 da equipa adversaria ao intervalo.

ggg

No reatamento, as comandadas de Morten Soubak mais clarificadas no sistema defensivo 6-0 pressionante (todas jogadoras entre a linha dos 6 e 7 metros com saída do homem que estiver a defender o portador da bola) suplantaram nos aspectos tácticos e técnicos as  petrolíferas.

O técnico principal do conjunto militar apresentou o seguinte sete inicial:

Guarda-redes: Marta Alberto Massoxi, pivôt: Albertina Cassoma, ponta esquerda: Joelma Viegas, ponta esquerda: Carolina Morais, lateral esquerda: Cristian Muasessa, lateral direita: Juliana Machado, central: Isabel Guialo.

Suplentes: central: Dalva Peres, ponta direita: Cândida Mundondo, lateral direita: Teresa Leite.

No final do jogo, as nossas atletas destacaram-se no 07 ideal do campeonato:

Isabel Guialo: melhor central e MVP (Melhor Atleta do Campeonato); Albertina Cassoma: melhor pivôt; Juliana Machado: melhor lateral direita e Cristian Mwuacessa- melhor lateral esquerda.

Ainda sobre o 07 ideal, a atleta da nossa equipa satélite Marinha de Guerra, Vilma Tchissola foi eleita a melhor ponta esquerda; Helena Paulo também da Marinha foi a melhor marcadora da competição com 48 golos.

PARABÉNS CAMPEÕES E CAMPEÃS!

D'AGOSTO FORÇA!!

D'AGOSTO SEMPRE!!!