T08A2008

No âmbito da celebração do 40º aniversário do Clube, realizaram-se hoje (27.07.2017)   na sede do Clube, ex-CODENM, jornadas cientificas relacionadas com o desenvolvimento do desporto.

No período da manhã, o evento reuniu palestrantes de reconhecido valor ligados ao desporto, nomeadamente o professor Victorino Cunha que falou sobre as origens do Clube Desportivo 1º de Agosto, tendo realçado o papel da instituição na mobilização da população para a prática do desporto assim como elevação da moral das tropas destacadas nas diferentes frentes. O professor Bernardo Manuel abordou os princípios gerais do treino desportivo em especial no atletismo, deixando patente que se deve sair do geral para o especifico, não pulando fases, como caminho parase atingir o sucesso.

O professor Morten Soubak técnico de andebol focou a sua intervenção no aspecto relacionado com a formação de atletas para o alto rendimento; segundo ele o sucesso consiste em levantarmos mais de uma vez quando formos derrubados; por isso os treinadores devem criar um modelo visando atingir a perfeição, acreditando neles. O doutor Juan Ordones explicou a importância da fisioprofilaxia que é uma área do desporto que cuida das lesões musculares dos atletas.

No turno da tarde, o professor Bento Valente abordou o modelo de formação para a modalidade do futebol no 1º de Agosto, cujo obejectivo é colocar o maior número de atletas na equipa principal, seguido pelo professor Pedro Gonçalves o tema " critérios na construção de exercícios treinos para o futebol".

No que respeita ao futebol feminino a professora Sandra Dias, cingu-se no facto de esta classe aumentar a ecleticidade da agremiação, servindo de incentivo para fomentar a modalidade, no país para que num futuro próximo seja mais uma das modalidades vencedoras para a galeria rubro e negra.

T08A1834

A importância da alimentação no alto rendimento foi explicada pela doutora Sheila Pagés, seguido do professor António Gaspar que abordou a importância da preparação do treinador

A finalizar o doutor Abel Sanz direcionou a sua intervenção sobre a importância das urgências e emergências médicas no desporto.

Desta forma os palestrantes conseguiram prender a atenção dos presentes que que apresentaram várias questões, mostrando que estiveram dentro e perceberam os temas selecionados neste acto  relacionado com a celebração dos 40 anos do nosso Glorioso Clube.

D'Agosto Força!!

D'Agosto Sempre!!!