00


Com verdadeira explosão desportiva em Angola, nascia há 40 anos o 1º de Agosto, que quis o destino viesse a firmar-se como o maior clube desportivo em Angola, com uma história que se confunde com a do desporto nacional, pós-independência.

E não foi por acaso que o percurso do 1º de Agosto seguiu o rumo vitorioso, pós-conquista da independência do nosso país.

O desporto foi identificado como um instrumento de unidade nacional, desta forma, os fundadores do 1º de Agosto e por se tratar de um clube militar, para além de, pretenderem estimular o desporto no seio das Forças Armadas o que, consequentemente, viria a moralizar as tropas  nas frentes de combate face ao período de guerra que o país viveu na altura, objectivaram um conceito de desporto para a nação.

Os angolanos podiam reencontrar-se e expressar-se na mesma língua, feito este que se deu  com a massificação desportiva pós-independência.

O ano de 1977 marca a criação desta agremiação rubro e negro, que segundo a história, fora fundada devido a necessidade da execução de um plano desportivo de abrangência nacional, dando resposta a definição de uma política desportiva sólida e consentânea do nosso Estado.

Em síntese, não deve ser nenhum absurdo dizer-se que o desporto acabou por ser o sector mais activo ao longo destes 42 anos de independência nacional e o 1º de Agosto, pelo seu percurso histórico é um dos principais protagonistas.

Recordar que as suas principais referências desportivas, brilharam igualmente ao serviço das selecções  nacionais nas diferentes modalidades, fazendo com que as cores da nossa bandeira começassem a ser conhecidas pelo mundo, por via de actividades desportivas, por via de torneios internacionais de amizade promovidos com alguma regularidade, quer em Angola, quer por outros países.

Chegados aos 40 anos, a caminhada foi longa, porém prazerosa, percurso ao longo do qual o 1º de Agosto engrandeceu o desporto nacional, conquistando títulos a nível nacional e continental e servindo as selecções nacionais nos diversos torneios internacionais e jogos olímpicos, nas diversas modalidades associadas ao clube.

Porém, e embora ter-se registado até ao momento grandes passos e conquistas dadas pelo 1º de Agosto, os 40 anos deste clube são marcados  actualmente com a implementação do projecto da Cidade Desportiva, onde se espera a formação dos futuros talentos do desporto e com isso garantir o êxito contínuo das distintas modalidades, reforçando a  harmonia no convívio entre praticantes e adeptos e a consolidação da paz no nosso país.


Parabéns 1º de Agosto!!!

Parabéns para todos nós, porque d'Agosto somos todos !!!

D'AGOSTO FORÇA!!!

D'AGOSTO SEMPRE!!!