Imprimir esta página

D´Agosto apresenta reclamação a FAF pelo jogo frente ao Libolo Destaque

By Elísio Campos Agosto 21, 2012 4371

A

DIRECÇÃO

DA FEDERAÇÃO ANGOLANA DE FUTEBOL

 

 

Excias,

Respeitosos cumprimentos.

 

A Direcção do Clube 1º de Agosto vem pela presente manifestar a sua indignação pela forma estranha como a nossa equipa foi prejudicada no jogo referente a 24ª jornada do campeonato nacional de futebol “ Girabola 2012” realizado este domingo dia 19 de Agosto 2012 as 15.30 contra a equipa do Recreativo do Libolo em Calulo.

 

Sem pretender criar qualquer polémica a volta do resultado, não podemos no entanto, deixar de manifestar a nossa preocupação, quando demonstramos em campo um nível de rendimento competitivo, para vencer o jogo.

 

Mais do que a nossa opinião, houve consenso tanto dos comentaristas desportivos, bem como no recurso as imagens da televisão (que procedeu a cobertura em directo do jogo), que pelo menos o lance em que o atleta do Libolo “ Gomito” utiliza o braço dentro da grande área, nao deveria merecer qualquer dúvida por parte do árbitro senhor Manuel Francisco e seu assistente senhor Luís Vontade ( este muito próximo da jogada), em assinalarem grande penalidade, e sua consequente expulsão, já que era o último jogador de campo.

Pela clareza da irregularidade, é legitimo considerar-se que este momento teve influencia no resultado do jogo.

 Longe de pretendermos defender apenas o nosso ego, ou de subestimar o adversário, não podemos deixar de colocar algumas questões que na nossa opinião devem merecer por parte de V. Excias, assim como dos órgãos de comunicação e público a devida reflexão e respostas:

 

  • Qual a razão de não se nomear árbitros exemplares para um jogo, cujo resultado tinha (tem) implicações directas e objectivas para a disputa do título de campeão nacional da presente época?
 
  • Como compreender que sistematicamente, outros clubes que se deslocam (ram) ao Libolo, casos do Sagrada Esperança, Petro de Luanda, Kabuscorp, manifestem sempre no final dos jogos um sentimento de injustiça em relação a arbitragem?

 

  • Não será legitimo procurarmos perceber porque motivo é que em lances similares, (em zonas de decisão do jogo), verifica-se habitualmente uma tendencia em errar a favor da equipa da casa?
 

A constatação de um clima de transparência e confiança no futebol é fundamental para que as Instituiçoes Desportivas se sintam encorajadas a apostar em projectos , como o de infra-estruturas e escolas de formação de atletas, que no entanto podem perder interesse, quando é inquestionável pelas razoes que temos levantado e sido comprovadas pelos meios de comunicação, que muitos resultados no “Girabola “ são determinados pela actuação da arbitragem.

Por essas e outras situações pensamos que já é altura, para que a Direcção da FAF abra um processo de averiguação dessa sequência de denúncias e reclamações, visto que os Clubes fazem enormes investimentos para a sua existência, na aquisição de atletas e equipas técnicas, pelo que é justo que exijam uma tomada de decisão do órgão que rege o futebol.

 

Tal como tem sido habitual, a Direcção do Clube coloca-se a disposição de V.Excias, no sentido de continuarmos a manter um diálogo salutar com o objectivo de ajudar e participar no desenvolvimento e crescimento do futebol.

 




Luanda, aos 20 de Agosto 2012.

  Atenciosamente

 

                                                               A DIRECÇÃO

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 30 Abril 2013 10:37