Encerrou na tarde deste sábado (3 de Novembro), a 7ª edição do ciclo de palestras que marca a 10ª temporada do Torneio de basquetebol, Professor Victorino Cunha. Agregando vários prelectores de distintos clubes desportivos nacionais, as conversações tiveram como objectivo, promover o intercâmbio e a partilha de conhecimentos entre técnicos, atletas, praticantes e apreciadores da modalidade da bola ao cesto.
Dentre os temas abordados neste segundo dia do ciclo de palestras estiveram os seguintes:
“Diminuição do rendimento desportivo das equipas séniores masculinas em Luanda”, palestrado por Walter Costa.
“Defesa de pressão”, ministrado por Lazare Adingono.
Dirigido por Manuel Sousa “Necas“, o mote “Lançamentos”, marcou o final da 7ª edição do ciclo de palestras. Porém, o Torneio continua e segue agora para fase de jogos.
Hoje a partir das 16 horas tem início os jogos do torneio acima referido. as formações do 1º de Agosto, Interclube, Marinha de Guerra e Petro Atlético de Luanda, disputam pelo titulo, que será decidido amanhã, dia em que se encerrará a 10ª edição do Torneio Victorino Cunha.
O homenageado
Victorino Eugénio da Silva e Cunha, nasceu a 18 de Abril de 1945, é natural de Mogosôres, Portugal. Estudou no Colégio Almeida Garrett, onde foi colega de Nicola Berardinnelli. Iniciou a prática de basquetebol com o professor Daniel Leite, no Liceu Salvador Correia.
Começou a jogar no Benfica de Luanda, em 1958, e depois no Centro Desportivo Universitário de Angola . Durante o serviço militar em Moçambique foi jogador e treinador de futebol no Clube de Cabo Delgado, que tinha como capital Porto Amélia, actual cidade de Pemba.