A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto conquistou na noite de hoje, em Luanda, a segunda edição do torneio Março Mulher, ao derrotar na final, o Progresso do Sambizanga, por 24-22.
A equipa “ militar” encontrou muitas dificuldades para vencer as sambilas, que apesar da baixa estatura e com jogadoras menos experientes levaram a emoção na partida.
Ao longo da primeira parte, o placar registou sete empates, com o Progresso do Sambizanga sempre na frente, e as ''rubro-negros'' com sucessivas alterações no seu sete, que lhes permitiu sair ao intervalo com a vantagem de 13-12.
Na segunda parte, o Progresso voltou a dar replica ao 1º de Agosto na fase do jogo em que a dupla de arbitragem constituída por Escurinho António e Felisberto Mussoqui encontrou algumas dificuldades para ajuizar os lances.
Apenas no último minuto de jogo, a equipa vencedora consegiu o triunfo ao beneficiar de um livre de sete metros e uma falha defensiva do Progresso.
A partida foi presenciada pelo Secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida, ladeado dos presidentes dos dois clubes que disputaram a final.
Antes no pavilhão anexo da cidadela, o Petro de Luanda até então detentor do título, derrotou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito por 32-18 nas classificativas do terceiro lugar.
Joyceline Yanda do Progresso do Sambizanga, com 36 golos foi a melhor marcadora da prova, e hoje na final rubricou nove, insuficientes para evitar a derrota.
A prova é uma organização conjunta da Associação Provincial de Andebol de Luanda(APAL) e da Associação Mulher e Desporto (AMUD).
Fonte: Angop