O dia 14 de Abril dia da Juventude angolana foi marcado pelo “ dérbi ” entre o Progresso do Sambizanga e o 1º de Agosto e pela estreia do novo equipamento desportivo do D'Agosto da marca "Joma".
O onze inicial foi composto por: Cali, Hugo, Fissi, Calulica, Simão, Mingo Bile, Elísio, Pataca, Amaro, David e Matumona Zola.
Aos 18 minutos da primeira parte mesmo com um 1º de Agosto tímido foi possível, para Calulica, marcar o primeiro golo da partida.
Mesmo assim a equipa do progresso manteve a motivação, agitando várias vezes a baliza dos Agostinos; Num rico passe Capuco do Progresso, passou despercebido na tentativa pelo empate, mas sem êxitos.
Ainda na primeira parte Simão foi substituído pelo seu colega N'dieu.
Como água mole em pedra dura tanto bate até que fura, aos 41 minutos, Mano marca o primeiro golo da sua equipa depois das sete tentativas da equipa do Progresso.
Já na segundo parte tivemos um jogo minimamente equilibrado, até que num lance em que a nossa defesa pareceu desconcentrada culminou com o golo de Chico a favor do Progresso do Sambizanga deixando a sua equipa em vantagen no placar.
A seguir os Agostinos tiveram uma grande oportunidade de chegar ao empate numa penalidade marcada por Matumona Zola mas este falhou.
Para além de jogarmos boa parte do segundo tempo em vantagem numérica, resultante da expulsão de um atleta do Progresso, esta equipa aguentou o resultado até ao final do jogo, fazendo valer alguma astúcia principalmente a "queimar" tempo.
Final do Jogo: Progresso do Sambizanga 2 -1º de Agosto 1.
No final do jogo oTreinador Adjunto do 1º de Agosto Ivo Taça afirmou: " O Progresso jogou bem, mas temos que ter em conta que o 1º de Agosto passou por momentos complicados de desgaste físico a começar pelas horas de voos Tunísia - Luanda e os jogos seguintes". E ressalvou dizendo: " Mesmo assim não se justifica o resultado de hoje ! por isso, vamos começar já na terça feira à preparar o jogo contra o Kabuscorp"!
Composição dos atletas e Técnicos:
D`AGOSTO:
Hugo, Mingo Bilé, Caly (cap), Elísio, Fissy, Kalulika (Papel, 70’), Amaro, Simão (Dieu, 38’), David, Matumona e Pataca (Alfred, 45’)
Suplentes não utilizados: Tony, Belito, Fuky e Kabamba
Treinador: Ivo Traça (adjunto)
Progresso:
Suplentes não utilizados: Titi, Lelo, Calú e Maquemba
Treinador: David Dias
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Lopes, Jaime Chico e Simão
Cartão vermelho a Mano, por acumulação
Assistência: Cerca de 10 mil espectadores
Estádio: Cidadela.
D'AGOSTO FORÇA!
D`AGOSTO SEMPRE!