São quatro jogadoras promissoras, três das quais foram recentemente, campeãs africanas com o 1º de agosto, na Tunisia. Trata-se de Isabel Guialo, Juliana Machado e Liliana Venâncio, além de Teresa Leite, uma das primeiras eleitas após a assinatura do acordo que começou há quase um ano.
O Protocolo entre os dois emblemas dá a possibilidade a jovens jogadoras militares de jogarem no principal campeonato espanhol, trabalhando em estreita colaboração com uma das equipas mais fortes do andebol espanhol.
Para Teresa Leite de 19 anos e Juliana Machado de 20 anos, não é uma experiancia nova. Elas chegaram à Espanha, em Novembro do ano passado, abrindo portas a Liliana e Belinha. "Estamos muito felizes. É uma experiência muito boa para nós ", diz Teresa, quando perguntado sobre sua aventura no Guardez.
O andebol do 1º de Agosto tem vindo a ganhar cada vez mais destaque em Angola e em Africa e a direcção do clube acredita que o melhor caminho para a melhoria da qualidade das suas jogadora seja aprender com os melhores.É aí que entra o Guardez.
"É um acordo que ambas as partes tiram proveito. Ajudam-nos a competir no campeonato e elas melhoram principalmente a sua tactica porque fisicamente ja são e têm enorme potencial ", explicou Manu Etayo, técnico do Guardes.