As nossas equipas de basquetebol em ambos os sexos na categoria de juniores, tiveram uma excelente prestação no campeonato nacional, trazendo para o Rio Seco duas taças de campeões.
As meninas alcançaram a final, derrotando nas meias finais a equipa do Maculusso por 84-54, enquanto que na outra meia-final, o Sporting de Benguela e o Inter Clube, proporcionaram uma ótima partida de basquetebol, com as meninas de Benguela a efetuarem uma revira volta no marcador, que até ao último quarto era liderado pelo Inter clube. O resultado final foi de 63-56, ditando assim uma final entre o 1º de Agosto e o Sporting de Benguela, que teve lugar no dia 3 de Fevereiro, no Pavilhão do Sporting do Bié, tendo início as 16h00.
As meninas mostraram-se determinadas e mostraram a sua superioridade, frente ao Sporting, que nunca baixou os braços, mas o facto é que a taça estava mesmo destinada a galeria do Clube Desportivo 1º de Agosto e no final as meninas impuseram uma vantagem de 10 pontos e venceram por 69-59.
Em Masculinos
Os bravos pupilos do Treinador Jaime Covilhã, proporcionaram espetáculo na província do Bié, com basquetebol de qualidade, os rapazes jogaram a semi-final frente a equipa da casa, o Sporting do Bié que não facilitou em nenhum momento jogo do 1º de Agosto, mas com a experiência dos nossos atletas foi possível vencer a partida por 72-47, resultado este que garantiu a passagem para a final, frente ao Petro de Luanda.
O Pavilhão do Sporting do Bié, esteve lotado, para assistir o derby, mais antigo do desporto nacional, entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda. Habituados a ganhar, o Petro de Luanda, o 1º de Agosto, entrou com muita confiança, facto que atrapalhou um pouco o desempenho dos atletas, que tiveram a oportunidade de vencer o Petro por mais de 10 pontos de diferença, mas após um grande esforço do Petro de Luanda, as equipas ficaram separadas por apenas 6 pontos. O final foi impróprio para cardíacos, porque com 14 segundos para o fim da partida e com a bola em nossa posse, comete-se um “turn ver”, que quase permitiu que o Petro de Luanda consegui-se o empate, mas por sorte Miguel Lutonda júnior, falhou o lançamento de 3 pontos, a equipa do D´Agosto ganhou o ressalto e posteriormente a partida, sagrando-se mais uma vez campeão nacional.