A FIBA África, órgão que rege o basquetebol no continente divulgou a lista das 12 melhores atletas africanas, na modalidade da bola ao cesto , dos últimos dez (10) anos, como forma de celebrar as estrelas femininas da modalidade, bem como, o crescimento do basquetebol no continente berço.
Nacissela Maurício , eleva o nome de Angola e do emblema Agostino ao figurar dentre os primeiros nomes da lista da FIBA África, na qual é descrita como uma competidora incansável, e grande símbolo do basquetebol feminino em Angola. Fora das quadras há cerca de dois (2) anos , a atacante que encerrou a carreira no 1• de Agosto, e hoje segue no dirigismo desportivo pelo clube militar, leva no currículo a distinção de ser a única jogadora africana, a receber o títulos consecutivos de MVP do Afrobasket , na década 2010_2020.
Outro nome que surge em representação de Angola é o de Itale Lucas. A atleta do Interclube de Luanda , que se estreou pela selecção nacional em 2017 é definida como a jogadora mais importante de Angola , nos últimos tempos.
Nomeada para seis (6) all_star do FIBA África Champions CUP For Women de 2012 á 2017 , enquanto ainda defendia as cores rubro e negra, Leia Dongue aparece no topo da lista , que se refere a jogadora de 29 anos como o "ás moçambicano", ainda com muito e excelente basquetebol para oferecer ao continente.
Segundo a FIBA África, os critérios para a seleção das doze (12) atletas , estão ligados aos contributos que as mesmas prestaram nas competições em que participaram, seja a nível de clubes e/ou selecções.
Além de Angola e Moçambique, figuram na lista, atletas do Senegal, Mali, Egipto, Gabão , Camarões e Nigéria.
D´AGOSTO FORÇA!
D´AGOSTO SEMPRE!