O plantel sénior masculino de basquetebol do 1° de Agosto, vem retornando às actividades desportivas, depois de cerca de 8 meses parado devido as restrições consequentes da pandemia que assola o mundo, desde os finais de 2019.
Sob a orientação de Manuel de Sousa "Necas" na presença do Director Geral Fernando Barbosa, e de Joaquim Gomes "Kikas" director para o Basquetebol, a equipa efectuou mais uma sessão de treinos.
Na ocasião, Joaquim Gomes Kikas sublinhou as dificuldades que se têm enfrentado, para o retorno às actividades desportivas.
" Está a ser uma fase muito difícil para o desporto, e para o clube de modo particular. Tivemos vários constrangimentos até conseguirmos voltar aos treinos. Primeiro porque o decreto não permitia, depois que o decreto passou a permitir não haviam as condições para testagem regular das equipas. A posterior, tivemos atrasos na recepção dos resultados. Foram inúmeras situações que nos impediam de retornar as actividades, mas graças á Deus estamos a conseguir superar os contra tempos, e dar sequência aos nossos objectivos" , declarou Kikas.
Superado parte do problema, parece estar cada vez mais perto o arranque da época desportiva 2020/2021, uma vez que a Federação Angolana de Basquetebol prepara para o presente mês, um torneio que visa dar maior ritmo competitivo às equipas, antes do arranque do campeonato nacional, ainda sem data prevista para começar.
" Quando há vontade , as coisas sempre acontecem. Acreditamos que a criação deste torneio motivará os atletas e os ajudará a recuperar a forma física e o ritmo competitivo num tempo mais célere e de modo mais eficaz. A federação está a lutar para criar as condições de testagem para todas as equipas , uma vez que os custos são altos e nem todas as equipas poderão suprir esses gastos, semanalmente", expressou o dirigente.
" Os nossos atletas estão ainda fora de ritmo, mas tudo estão a fazer, junto com a equipa técnica para voltar ao que era antes, no caso às competições, títulos e conquistas", observou o director para a modalidade da bola ao cesto.
Na busca por novas conquistas e títulos, o plantel militar , conta também com reforços de peso.
" No treino de hoje temos 13 jogadores presentes, Malick Cissé se encontra ausente por motivos pessoais. De reforços contamos já com os préstimos de Benvindo Kimbamba. Leandro da Conceição faz parte dos reforços, mas por conta da pandemia, ainda se encontra em Portugal. Para fechar a vaga de 16 atletas, pretendemos contratar mais 2 jogadores estrangeiros", listou Kikas.
Para o treinador Principal, Manuel de Sousa "Necas", o foco principal é o trabalho árduo e de equipa.
" Apesar das dificuldades, reina o espírito de camaradagem e de união no seio do colectivo, e é com este espírito, foco e trabalho duro , que vamos dar seguimento aos treinos e arranque da época", objectivou o técnico.
"Está a ser uma gestão delicada de se fazer, mas está tudo sob controle. O importante agora é colocar a mão na massa e mirar nos objectivos do colectivo, que passa por continuar a fazer história, no topo do basquetebol nacional. Treinamos afincadamente para ter o mais breve possível, um grupo dinâmico e coeso, capaz de se manter vencedor de provas e campeonatos, tal como já habituou os seus adeptos, sócios e simpatizantes", afirmou Manuel de Sousa "Necas".
D'Agosto Força!
D'agosto Sempre!