O sentido de oportunidade e codícia do jovem ZINI, garantiu ao 1.° DE AGOSTO uma vitória suada, positivamente arrancada a ferros, no campo do difícil e valoroso Recreativo da Caála. Tal como se previa, pelo valor dos visitados e pelo histórico dos jogos no Estádio Mártires da Canhala, que continua a pecar pela fraca qualidade do relvado, foi uma partida bastante difícil e o triunfo do D'AGOSTO, alcançado nos derradeiros minutos, só foi possível pela crença, raça, entrega, determinação e espírito de sacrifício dos nossos briosos jogadores, que lutaram exaustivamente até ao apito final.
Esta vitória, alcançada in extremis, com um forte apelo à capacidade de superação, deve servir de motivação, confiança e estímulo para encararmos o ciclo decisivo que se aproxima, cujo desfecho vai determinar o sucesso ou insucesso da época 2020/21. Com efeito, nas próximas seis jornadas, o D'AGOSTO defronta, sucessivamente, o SAGRADA ESPERANÇA (C), PROGRESSO SAMBIZANGA (F), BRAVOS DO MAQUIS (F), PETRO LUANDA (F), RECREATIVO LIBOLO (C) e ACADÉMICA LOBITO (F), numa série competitivamente exigente e determinante no caminho para o ambicionado título.
Mas, vamos por partes, cada jogo a seu tempo... O adversário que se segue, SAGRADA ESPERANÇA, respira ambição, vontade de ganhar e vem a Luanda decidido a jogar de peito aberto para tentar levar os três pontos para o Dundo. A equipa treinada por Roque Sapiri fez a sua melhor primeira volta, desde que participa no GIRABOLA, e mantém um percurso firme e positivo nesta etapa complementar do campeonato. As contas dos lundas são fáceis de imaginar... com um jogo em atraso, frente ao Cuando Cubango, no Bié, e a um ponto apenas dos agostinos, uma vitória neste jogo poderá catapultá-los para a liderança isolada e sólida numa fase em que as grandes decisões começam a ganhar forma.
O SAGRADA ESPERANÇA ocupa o 2.° lugar, com o registo de 19JGS / 13V 5E 1D / 29GM - 8GS / 44PTS / 77% EFICÁCIA. Têm a defesa menos batida da prova. .. Fora de casa, somam 9JGS / 5V 3E 1D / 13GM - 5GS / 67% EFICÁCIA. Os números revelam uma equipa consistente, bem organizada, equilibrada nos diferentes sectores, com um plantel que combina experiência, maturidade, juventude e talento.
Se é um facto que no histórico dos confrontos directos, em Luanda, o D’AGOSTO tem clara supremacia, importa sublinhar que nas últimas cinco épocas, curiosamente no período áureo da conquista do tetra, o quadro revela maior equilíbrio, com o 1.° DE AGOSTO a somar 2V / 2E / 1D / 7GM - 6GS / 53% EFICÁCIA. Mais: o D’AGOSTO não venceu os lundas nas duas temporadas anteriores, com um empate (3-3), em 2018/19, e derrota (1-2), em 2019/20.
Razões suficientes para projectarmos uma partida muito complicada, que vai obrigar o 1.° DE AGOSTO a exibir-se ao mais alto nível para conseguir vergar um dos concorrentes directos na batalha do título. Concentração, rigor táctico, agressividade, sentido colectivo, capacidade de sofrimento... eis algumas das virtudes que os nossos jogadores terão de mostrar do primeiro ao último minuto, a par de uma assertiva posse e circulação de bola, reacção à perda, sectores compactos, criatividade, mobilidade e eficácia na finalização. Exige-se uma boa transição defensiva e controle da profundidade porque os lundas são perigosos nas saídas rápidas para o ataque ou contra-ataque e no aproveitamento do espaço nas costas da última linha defensiva adversária.
Deixamos um apelo aos nossos fervorosos sócios, adeptos e simpatizantes. Este é o momento de abraçar a equipa, mostrar o apoio incondicional ao clube e transmitir aos nossos valentes jogadores um voto de confiança e motivação para ultrapassarem todos os obstáculos que nos separam do desejado penta. Juntos seremos mais fortes!
Não vai ser fácil mas acreditamos na vitória e na conquista de mais três preciosos pontos. Com arte e engenho, se possível... mas com o sangue, suor e lágrimas que caracterizam os grandes campeões.
Jogo a jogo, até à vitória final.
D'AGOSTO FORÇA!!!
D'AGOSTO SEMPRE!!!