General

A selecção nacional sénior feminina de andebol qualificou- se para o os Jogos Olímpicos de 2016, que terão lugar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, ao vencer o torneio pre - olímpico, que Luanda acolheu nos dias 19, 20 e 21 deste mês de Março.

Para tal, muito valeu o grande contributo das jogadoras do 1º de Agosto, na sua maioria formadas no clube e outras saídas de outros emblemas mas moldadas com o espírito glorioso que norteia a formação Rubro- Negra.
 
Segundo o Presidente de Direcção, Carlos Hendrick o 1º de Agosto tem sabido evitar o que de melhor os outros países fazem, com objectivo de tornar o andebol do clube mas principalmente da selecção nacional mais forte.
 
"Estamos a fazer o que o Brasil iniciou a alguns anos e que por conta disto é hoje a selecção campeã do mundo" explicou o número um da Direcção militar.
 
A Direcção do 1º de Agosto rubricou um acordo de cooperação com o Clube Guardes, da primeira divisão espanhola, o que tem permitido, uma troca de experiência entre os emblemas, bem como o envio de atletas militares para a equipa, actual segunda colocada da Liga Espanhola de Andebol, onde são colocadas a jogar na equipa principal.
 
Teresa Leite ( meia-distância) e Juliana Machado ( ponta direita), foram as primeiras beneficiárias deste acordo ao rumarem para Espanha em Novembro de 2013. No ano passado juntaram-se à dupla, a ( pivot), Liliana Venâncio e a (meia-distância), Isabel Guiá-lo, atletas que têm vindo a melhorar as suas performances, cujos resultados têm sido evidentes nas seleções nacionais, o que incentiva a Direcção a prosseguir com os seus planos.
 
"É uma aposta para continuar, os resultados estão a ser agradáveis por isso vamos continuar a trabalhar para o bem nosso andebol, elas, (Liliana, Isabel e Juliana), terminam contrato no Guardes em 2016, vamos ver o que terá de ser feito depois", rematou o Presidente, Carlos Hendrick.
 
Importa realçar que o 1º de Agosto esteve representado na selecção nacional com as seguintes 9 jogadoras:
Elisabeth Caílo, Natalia Bernardo, Rossana Kitongo, Lurdes Monteiro, Lizandra Salvador, Wuta Dombaxi, Liliana Venâncio, Isabel Guialo e Juliana Machada, estas últimas que regressaram segunda-feira à Espanha, a fim de cumprirem com os seus deveres no Guardes.