Rio Wall-2

A nossa agremiação Desportiva continua a dar mostras da sua grandiosidade a nível nacional contribuindo bastante para o desenvolvimento do desporto nacional e não só. Desta vez, para os jogos Olímpicos de 2016, a realizar no mês de Agosto na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, a nossa equipa estará representada por 13 atletas (mais de 50%   ) nomeadamente:

 

Modalidade

Nome

1.    Tiro aos Pratos

Paulo Silva

2.    Judo

Antónia de Fátima “Faya”

3.    Natação

Ana Nóbrega

4.    Natação

Pedro Pinotes

5.    Andebol

Luisa Kiala

6.    Andebol

Natália Bernardo

7.    Andebol

Liliana Venâncio

8.    Andebol

Wuta Dombaxe

9.    Andebol

Albertina Kassoma

10.Andebol

Lurdes Monteiro

11.Andebol

Isabel Guialo

12.Andebol

Cristina Branco

13.Andebol

Juliana Venâncio

 

A porta bandeira da delegação angolana será Luisa Kiala que tem no seu currículum vários títulos africanos de juniores e de seniores. No Rio de Janeiro, Luísa faz a quarta presença em Jogos Olímpicos, depois de "Atenas2004", "Beijing'2008" e "Londres 2012". "Jogar no Brasil é melhor para nós, porque vai ser fácil comunicar; o facto de defrontamos equipas do topo mundial num local em que é falada a mesma língua que a nossa, a comunicação facilita sempre", defendeu a atleta em entrevista ao Jornal do Desportos.

Angola irá participar pela 9ª vez nos jogos Olímpicos desde a sua estreia em Moscovo 1980, seguiram-se Seul 1988; Barcelona 1992; Atlanta 1996; Sydney 2000; Atenas 2004; Pequim 2008; Londres 2012.

Em todos estes anos, vários gerações de atletas do D'Agosto representaram o País nos jogos, entre os quais destacamos:

Herlander Coimbra, Paulo Macedo, Jean Jacques, Elsa Freire, Nádia Cruz, Odeteh Tavares, Nair Almeida, Kikas Gomes, Armando Costa, Anibal Moreira, Carlos Almeida, Miguel Lutonda, Garcia, Victor Muzadi, João Aguiar, Elisabeth Cailo, Felizardo Ambrósio, Joelma Viegas, Nacissela Maurício, Luísa Tomás, Madalena Felix, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Ana Gonçalves e muitos outros.

A delegação Angolana será composta por cerca de 50 representantes, sendo 25 deles atletas entre os quais 13 do Clube.

Ficamos orgulhosos e lisonjeados por conseguirmos o maior número de participantes, já que desta forma contribuimos para o engrandecimento do desporto nacional.

Desejamos muita sorte a toda a delegação, esperando que tenham o máximo de êxitos nessa competição.