O hóquei em patins, ou hóquei sobre patins, é um desporto colectivo que se joga num rinque de patinagem, em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária.

O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste desporto é utilizado o seguinte equipamento: Patins (compostos por quatro rodas cada patim, travão, chassi e bota), stick e bola. Como equipamento de protecção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda-redes, protecção de coxa e mascara para a cabeça. O jogo disputa-se num rinque.

O Organismo máximo para esta modalidade a nível mundial é o CIRH, Comité Internacional de Hóquei em Patins, enquanto que a nível europeu temos CERH (Comité Europeu), responsável por todas as provas existentes no continente europeu e o CSP (Comité Sul Americano), responsável pelas provas no continente Sul Americano. As principais provas a nível de selecções masculinas e femininas são o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins e Campeonato Europeu de Hóquei em Patins.

Caro leitor, 0brigado por visitar a nossa página.