O tiro desportivo é um desporto que requer precisão e velocidade em atirar com uma arma que pode ser tanto de fogo como de ar comprimido. A prática do desporto requer treinamento e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor. Além dos óculos, o atirador deve usar um colete para guardar sua munição e um tampão nos ouvidos. A concentração e a precisão são essenciais para a prática do tiro esportivo.

Os países de maior destaque no tiro desportivo estão: Suíça, Dinamarca, França, Noruega, Holanda e Estados Unidos.

Existem três categorias de tiro desportivo, que utilizam armas diferentes, e que se dividem em algumas provas:

Pistola – as provas podem ser: pistola livre, desporto (só para mulheres), pistola de ar e tiro rápido (só para homens).

Carabina – as provas podem ser: três posições (armas diferentes para homens e mulheres), deitado (somente para homens) e carabina de ar.

Tiro ao prato – as provas podem ser: skeet, fossa olímpica e fossa dublê. Nessa categoria, em todas as provas, há uma diferença no número de pratos para homens e mulheres. Os pratos têm 11 cm, são feitos de argila, calcário e alcatrão.

São dois os tipos de campos (normal e skeet) nos quais pode ser praticado o tiro desportivo. Em um dos campos, o normal, são necessárias várias cabinas de tiro, com uma área mínima de tiro de 15 m de comprimento e 20 m de largura. Já no campo de skeet, deve ser demarcado por um semicírculo, o ponto de onde os atletas irão atirar e o ponto da onde deverá partir os pratos. A área de tiro no campo skeet deve ter 15 m de comprimento e 36,82 m de largura.

Todas as normas são criadas e modificadas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) que, actualmente tem sede na Alemanha.