Começou, na manhã desta 2F, o ciclo de palestras integradas no torneio Victorino CunhaA. XIª edição do ciclo de palestras integradas no programa do torneio Victorino Cunha teve início hoje, com a abordagem de vários temas ligados ao basquetebol.
O General Carlos Hendrick, Presidente de Direcção do clube militar, que dirigiu a cerimónia de abertura deste ciclo formativo, sublinhou a necessidade de se prestar maior atenção ao futuro da formação desportiva, incentivando os treinadores e associados a produzirem atletas de qualidade, de forma a servir melhor os clubes e a nação.
O homenageado, professor Victorino Cunha, foi o primeiro palestrante do dia e escolheu o termo resiliência como ponto fulcral da sua abordagem que versou os conceitos defensivos e ofensivos no basquetebol actual.
Durante a sua dissertação, Victorino Cunha defendeu a ideia de que é importante incutir o espírito resiliente no pensamento dos jogadores jovens, para que fiquem aptos a responder mais positivimente às exigências das equipas de alta competição.
Seguiram-se os treinadores Jaime Covilhã, que abordou a questão da “unidade de treino para iniciados”, e Manuel Sousa Necas, que falou sobre o lançamento e suas nuances.
O Torneio Victorino Cunha continua esta tarde com as partidas Petro A - 1.º de Agosto B e 1.º de Agosto A - Vila Clotilde, às 18h.