Hoje 19.06.18, o nosso órgão foi ao encontro de mais um dia de treino do escalão de formação de karaté-do do 1º de Agosto e a sua coordenadora e treinadora Cátia Barradas falou-nos das cinco máximas (bases) da modalidade a ter em conta em cada sessão de treino e consequentemente para a vida de cada atleta, no pavilhão Jean Jaques.
Segundo a sensei, o Dojo Kun é um conjunto de 5 (cinco) máximas (Kun) de igual valor que devem estar presentes no espírito de todos os praticantes de Karate desde o início ao fim de cada treino. Pelo valor intrínseco que detêm, são normalmente recitadas no começo e/ou no fim de todos os treinos de Karate e em todos os dojos (locais de treino). Representam os ideais filosóficos que devem pautar o treino do Karate e são atribuídas a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.
As máximas são:
Carácter - Esforçar para perfeição do carácter
Sinceridade – Proteger o caminho da verdade
Esforço – Encorajar o espírito de esforço
Etiqueta – Respeitar as regras de etiqueta edo espírito de rei
Auto-Controlo - Evitar e/ou conter o espírito de agressão, de impetuosidade
“O objectivo do treino do Karate-Do é o controlo mental e físico e isso deve influenciar fortemente o nosso comportamento. A sua utilização como defesa pessoal será feita somente em caso de extrema necessidade e se não existir outra alternativa”, salientou.
Estas são as 5 (cinco) máximas que todo o praticante de Karate-Do deve ter presentes desde o início ao fim do treino e que deve procurar transportar para o seu dia-a-dia.