A selecção nacional sénior masculina de Andebol garantiu ontem, em Libreville, a qualificação ao 26º Campeonato do Mundo que terá organização conjunta da Alemanha e Dinamarca, em Janeiro de 2019. Os guerreiros comandados por Filipe Cruz derrotaram Marrocos por 29-26, após favoráveis 17-13 ao intervalo, na disputa do terceiro lugar do CAN que ontem terminou no Gabão. Visivelmente recuperados da pesada derrota diante da Tunísia (34-14), nas meias finais, os angolanos dominaram toda a partida, apesar da boa réplica marroquina. A rodar todo plantel, a equipa técnica nacional conseguiu manter uma vantagem situada entre 3 e 4 golos, ao longo dos primeiros 40 minutos.
Motivada pela possibilidade de chegar ao Campeonato do Mundo, a formação do Magreb ofereceu alguma resistência mas não conseguiu, ao longo da partida, encontrar boas soluções para ultrapassar a cortina defensiva angolana. Do outro lado, os comandados de Filipe Cruz apostaram nas acções colectivas de ataque, fazendo circular a bola com bastante segurança.
Nos últimos 5 minutos, com os marroquinos a tentarem desesperadamente mudar o rumo dos acontecimentos, o combinado nacional teve cabeça fria para conservar a vantagem, tendo terminado a partida com favoráveis 29-26. Com este resultado, os guerreiros mantêm a classificação obtida na edição anterior, numa prova onde apenas a derrota com a Tunísia deslustrou a sua excelente campanha.