06 de Dezembro de 2015 Foto: Patrice de Lemos
1º de Agosto vence Liga dos Clubes Campeões de Basquetebol de África
Jaime Covilhã:" Estou alegre mas não satisfeito, a responsabilidade e compromisso são palavras de ordem no seio do nosso grupo"!
A nossa equipa sénior feminina de basquetebol venceu hoje 06/12/15 (Domingo) no Pavilhão Multiusos do Kilamba o Campeonato Africano de Clubes da modalidade ao derrotar no jogo da final da prova a equipa do Interclube de Angola por 69-53 consagrando-se desta forma Campeã Africana de Clubes pela segunda vez, depois de nove finais disputadas.
Neste encontro as militares apresentaram-se motivadas de maneiras a não desiludir os amantes da modalidade e muitos adeptos do 1º de Agosto que acreditaram nas comandadas de Jaime Covilhã. As meninas bonitas sabiam das responsabilidade no seio do grupo, por isso deram de tudo e o necessário para não deixar escapar o título continental que a muito escapava na galeria do Clube Central das Forças Armadas Angolanas. Ao intervalo as nossas senhoras ja venciam confortavelmente por 30-16.
No reatamento as policias entraram com uma defesa pressionante a todo campo chegando mesmo a criar dificuldades ao "cinco" do 1º Agosto.
Jaime Covilhã deu conta do recado, pediu o desconto de tempo no momento certo, que serviu para despertar a atenção da equipa, e com auxilio da experiente e lider dentro do campo, também nossa Diva do Desporto (Nacissela Maurício), tranquilizou o grupo e juntas uniram-se para atacar o título continental.
As meninas chegaram ao final do 3º quarto com um triplo de Rosa Gala, para a alegria dos muitos adeptos presentes no pavilhão "Arena do Kilamba".
No 4º quarto, a equipa continuou concentrada, motivada e com atitude para alcançar o objectivo principal(a conquista do trofeu continental). Neste período a Moçambicana ao serviço do 1º de Agosto(Leia Dongue), fez um triplo que veio aumentar os níveis de confiança da nossa equipa e a certeza de que a conquista era apenas uma questão de tempo.
Empolgados com o nível exibicional, quando faltava cerca de dois minutos do final e com o placard a registar 67-49 os adeptos do "Glorioso D'Agosto" presentes no Pavilhão já faziam a festa, e ninguém tinha dúvidas da conquista do troféu, que no final fixou-se em 69-53. Leia Dongue foi a melhor marcadora do encontro com 28 pontos.
No final do jogo o treinador campeão Jaime Covilhã, resumidamente disse:
"Estou alegre mas não estou satisfeito, queríamos ganhar todas as provas mas não o fizemos porque perdemos a supertaça, mas ganhamos uma prova muito importante a Liga dos Clubes Campeões de África; entramos com intensidade defensiva e ofensiva; o 1º de Agosto jogou ao mais alto nível e mereceu ganhar. Responsabilidade e Compromisso são palavras de ordém no seio do grupo"!
Por outro lado o treinador agradeceu o apoio incondicional do Presidente de Direção do 1º de Agosto, sua Excelência o General Carlos Hendrick, e o Vice-Presidente para o basquetebol, senhor Moniz Silva, ao Director para o basquetebol senhor Silvio Lemos e ainda uma dedicação especial aos adeptos do 1º de Agosto, dedicando-lhes também esta conquista e desejando um feliz Natal e próspero Ano Novo.
Obrigado por visitar a nossa página e aumentar os seus conhecimentos!