Já com o título garantido pela nossa equipa de seniores masculinos, o campeonato nacional de basquetebol “BAI BASKET ” termina dia 21 de Maio 2013 (terça-feira), quando disputarem no Pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda-Interclube, e 1º de Agosto- Libolo, as 16 e 19h00.
A federação Angolana de Basquetebol agendou excepcionalmente o encontro entre a formação do Interclube e Petro de Luanda no recinto de jogos do CODEMN, tendo em conta a necessidade de concentrar os atletas no final jogos, para a cerimónia de premiação da época desportiva.
Durante sete meses de prova (Novembro de 2012/Maio2013), o 1º de Agosto apresentou-se mais regular, embora não tivesse ganho a fase provincial do campeonato, cujo título coube ao Interclube, e fruto da sua persistência e eficácia nas etapas seguintes conseguiu sagrar-se, a três jornadas do fim, campeão nacional, Título que até a dois anos pertencia ao Inter.
Trata-se do 17º título na galeria; No entanto, pelo facto de os dois primeiros lugares estarem definidos (1º de Agosto 20 pontos e Libolo 17), o desafio pela terceira posição irá centralizar as atenções entre Petro e Interclube, ambos com 15 pontos, além da indicação do atleta mais valioso (MVP) e outros destacados nos lançamentos de campo, lances livres, triplos, ressaltos, tampões, recuperação e assistências, onde nomes como Cedric Ison, Rogger Moor, Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Miguel Kiala, Leonel Paulo, Roderick Neal e Eduardo Mingas são sonantes.
Esta época, com o ex-internacional Paulo Macedo na liderança técnica, o 1º de Agosto cedo começou a dar mostras de sucesso, apostando na massa para ao mesmo tempo aproveitar, na prossecução dos seus objectivos, a experiência dos mais antigos e a qualidade de novos talentos de que dispõe.
A conquista da Taça de África dos Clubes Campeões, em Dezembro último, na Guiné Equatorial, constituiu “tónico” de que a época poderia ser melhor em relação às duas últimas, nas quais foi incapaz de chamar a si o ceptro, mas o facto de não se apurar para a final da Taça de Angola daria ainda lugar a alguma incerteza sobre o que seria a equipa na maior prova nacional.
Mas o técnico Paulo Macedo e seus comandados souberam em tempo oportuno dar resposta a eventuais dúvidas, ao dominarem a fase regular do “ BAI BASKET “ e meritoriamente beneficiarem do ponto de bonificação, que em muito contribuiu para a reconquista do título.
Desejamos a nossa equipa, êxitos e sucessos nas próximas tarefas.
D´AGOSTO FORÇA!!
D´AGOSTO SEMPRE