Face à informação veiculada por alguns meios de comunicação social sobre a alegada recusa de liberar os atletas Gilson Mbango e Gildo Santos, a título de empréstimo, para representarem o Monastir, da Tunísia, e o AS SALE, de Marrocos, respectivamente, na Ball League, que tem início agendado para 5 de Março de 2022, a Direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto cumpre o dever de esclarecer os seus sócios, adeptos e simpatizantes, bem como o público em geral, do seguinte:
1. O nosso clube estaria receptivo a analisar e, eventualmente, aceitar, mediante as devidas contrapartidas, estas propostas de empréstimo se não estivesse a disputar nenhuma competição.
2. Como é do conhecimento público, está em curso o nacional sénior masculino de basquetebol (Unitel Basket), aproximando-se o final da segunda volta da fase regular e o início dos playoffs.
3. De acordo com o estabelecido nos regulamentos da Federação Angolana de Basquetebol, o prazo de inscrição e transferência de jogadores para o Unitel-Basket e Taça de Angola encerrou no passado dia 28 de Fevereiro.
4. Assim sendo, se o 1° D'Agosto aceitasse a cedência, por empréstimo, dos supracitados atletas, no período solicitado, os mesmos não poderiam ser reinscritos nas provas nacionais, privando a nossa equipa do seu inestimável contributo.