No âmbito das comemorações do 449° aniversário da cidade de Luanda, as equipas seniores masculina e feminina de andebol do 1.º de Agosto vão participar na primeira edição do Torneio Luanda Andebol Cup, que será disputado de 21 a 25 do corrente mês.
As Agostinas defrontam a formação do Benga Futebol Clube e os Militares vão medir forças com o Interclube B, em partidas agendadas para esta terça-feira, 21 de Janeiro, a partir das 16h, no pavilhão Paulo Bunze, a contar para as meias-finais da competição.
Organizado pela Associação Provincial de Andebol de Luanda, o torneio quadrangular conta com a participação de mais quatro equipas.
Depois da evidência de 8 atletas agostinas no microciclo de preparação durante a semana IHF, o 1.de Agosto volta a estar presente na lista das atletas e técnicos da Seleção Nacional sênior feminina.
Desta vez, com 10 jogadoras, para o ciclo nacional de preparação, que vai decorrer em Luanda de 4 a 14 de novembro do ano em curso, tendo em vista a participação no 26° Campeonato Africano das Nações em Kinchansa de 27 de Novembro a 7 de Dezembro .
O Microciclo que vai arrancar nesta Segunda-feira (4), no Pavilhão Paulo Bunze, contará com a presença das seguintes Agostinas:
Guarda-redes: Eliane Paulo, Helena Sousa;
Pivô: Liliane Mário, Donana Epalanga;
Ponta esquerda: Marcela Tati
Ponta Direita: Balbina Nunda, Marcia Manuel;
Central:Regina Santos;
Lateral esquerda: Bernadeth Belo
Lateral Direita:Dolores do Rosário
De recordar que o primeiro microciclo decorreu até o dia 30 de Outubro durante a semana IHF
As Pérolas viajarão para Saint Etienne, capital da França, no dia 15 de novembro, onde realizarão o último ciclo de preparação, com jogos de controlo frente a França, Espanha e República Checa.
A nossa equipa principal de andebol chegou na manhã desta segunda-feira ao país, proveniente do Reino de Marrocos, onde participou na Taça de África dos Clubes Campeões em Sénior Femininos.
Apesar de não trazerem na bagagem o título habitual, as jovens jogadoras foram recebidas com palavras de motivação e conforto pelo Presidente de Direcção, General Gouveia de Sá Miranda e distintos membros de direcção.
Em conformidade com as regras do "fair-play", na ocasião o Presidente "Sá Miranda", felicitou igualmente o Petro de Luanda pela conquista do troféu, pelo facto do título vir para Angola.
Por outro lado, reconheceu o facto de termos uma equipa jovem e que oferece garantias para um futuro melhor, na equipa técnica, pediu mais trabalho para que os resultados que caracterizam o 1°de Agosto regressem o mais breve possível, "Chuma" disse "SIM" e acredita no potencial das jovens atletas, realçando que brevemente os resultados estarão de volta.
O encontro terminou com um rigoroso pequeno almoço, com sabor ao slogan:
UNIR, RENOVAR E FORTALECER, RUMO ÀS VITÓRIAS.
O 1.° de Agosto volta a estar em evidência com 8 jogadoras convocadas para integrar o micro ciclo de preparação da seleção nacional sénior feminina de andebol , durante a semana IHF, tendo em vista a participação no Campeonato Africano das Nações, que vai decorrer na República do Congo, de 27 de Novembro a 7 de Dezembro do ano em curso.
O microciclo, que arrancou esta segunda-feira (21), no Pavilhão Paulo Bunze, conta com a presença das seguintes atletas rubro-negras:
Guarda-redes: Domingas Pangu , Eliane Paulo
Pivôs: Liliane Mário, Donana Epalanga
Pontas-Direitas: MBongo Masseu , Dolores do Rosário; Ponta esquerda: Marcela Tati; Lateral esquerda: Bernadeth Belo.
Na equipa técnica, o D’Agosto está representado por Nelson Catito, treinador adjunto, e Anderson Fortunato, preparador físico.
A primeira etapa de preparação termina dia 27 do mês em curso.
A equipa sénior feminina de andebol do Primeiro de Agosto derrotou o Nzinko, dos Camarões, por 30-11, e terminou no quinto lugar da Taça dos Clubes Campeões de África, que encerrou este sábado (19), em Marrocos.
As Militares que entraram em campo com muita determinação, superiorizaram-se às camaronesas desde o apito inicial, concluindo a primeira parte a vencer por 15-5.
Na etapa complementar, o sete Agostino manteve a sua atitude competitiva e ritmo de jogo, alargando a diferença de 10 para 19 golos, com o placar final a registar 31-11 a favor do Primeiro de Agosto.
No final do jogo, Dolores do Rosário foi eleita MVP, com 8 golos marcados.
De recordar que na fase de grupos, as comandadas de José Chuma perderam diante do ASFS, da Tunísia, por 28-26, e derrotaram o Abidjan HBC (28-25) e o FAP, dos Camarões (31-24).
Com 4 pontos somados, as rubro-negras qualificaram-se para os quartos-de-final, onde perderam com o Al Ahly, do Egipto, por 20-26.
Sem conseguir o passe para a meia-final, o 1.° de Agosto derrotou o Abidjan HBC, por 31-20, nas classificativas do quinto ao oitavo lugar.
A equipa sênior masculina de andebol do Primeiro de Agosto, derrotou esta sexta-feira (18) no Pavilhão Paulo Bunze o Grupo Desportivo da Banca, por 31-17 em jogo a contar para a segunda jornada do Torneio de Abertura do Provincial de Luanda.
O conjunto Rubro-negro, entrou em campo confiante, e mostrou superioridade levando vantagem de 17-8, ao intervalo.
No Reatamento, a equipa Militar manteve a sua dinâmica e ritmo de jogo, alargando a diferença de 9 golos, para 19, com o placar final a registar 31-17, a favor do D’agosto.
A equipa sénior feminina de andebol do 1.° de Agosto derrotou esta quinta-feira, por 31-20, o Abijdan HBC, em jogo a contar para as classificativas do quinto ao oitavo lugar da 44.a edição da Taça dos Clubes Campeões de África que decorre em Marrocos desde o dia 10 do mês em curso.
Após o desaire nos quartos-de-final, as Agostinas, entraram em campo de cabeça erguida e ao intervalo venciam por 13-10.
No reatamento, um D’Agosto mais descansado anulou por completo os argumentos defensivos e ofensivos do adversário, alargando a diferença de 3 para 11 golos, com o placard final a registar 31-20 a favor das militares.
O sete rubro-negro volta a entrar em cena este sábado, diante do Nzinko ,dos Camarões.
A equipa sênior feminina de andebol do 1.de Agosto, perdeu esta quarta-feira (16) por 20-26 diante do Al Ahly do Egipto, em partida referente aos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões de África que decorre em Marrocos desde de 10 do corrente mês.
O sete Militar que terminou a primeira parte do encontro em desvantagem de 8-11, não conseguiu anular os argumentos apresentados pela equipa Egípcia, durante o tempo complementar.
Com esta derrota, as Agostinas ficam impossibilitadas de chegar à meia-final e consequentemente a final da Taça dos Clubes Campeões de África que já vai na edição 44.
Mercê do triunfo diante do FAP, dos Camarões, por 31-23, na noite desta segunda-feira (14), em partida referente à terceira jornada da fase de grupos, as pupilas de José Terça Chuma qualificaram-se para os quartos-de-final da 44.a edição da Taça dos Clubes Campeões de África que decorre em Marrocos desde 10 do mês corrente
As Militares, que entraram em campo com foco e determinação, anularam os argumentos apresentados pelas Camaronesas, chegando ao intervalo a vencer por 18-14.
Na etapa complementar, o sete Rubro-Negro manteve a mesma dinâmica, atitude competitiva e domínio do jogo que terminou com o resultado de 31-24 a seu favor.
A equipa sênior feminina de andebol do 1. de Agosto, venceu este sábado (12), o Abidjan HBC, por 28-25, em partida referente a segunda jornada da 44a edição da Taça dos Clubes Campeões de África, que acontece em Marrocos desde o dia 10 do corrente Mês.
As militares, que terminaram a primeira parte do encontro em desvantagem de 14 -12 , conseguiram travar a ofensiva da equipa adversária e chegar à desejada vitória.
O conjunto liderado pelo José Terça Chuma, volta a entrar em ação, nesta segunda-feira(14) as 19h diante do FAP dos Camarões.
A equipa sénior feminina de andebol do 1.° de Agosto foi derrotada pelo ASFS da Tunísia, por 28-26, em jogo referente à primeira jornada da fase de grupos da Taça dos Clubes Campeões de África, que teve início esta quinta-feira (10), em Marrocos.
As Agostinas, que terminaram a primeira parte a perder por 14-11, não conseguiram anular a vantagem da equipa tunisina e alcançar a desejada reviravolta no marcador.
O sete militar volta a entrar em acção este sábado (12), às 19h, diante do Abidjan CIV, em partida válida para a 2.a jornada da competição.
A equipa sénior feminina de andebol do 1.° de Agosto viajou para Marrocos, na manhã desta quarta-feira (9), onde vai disputar a 19.a edição da Taça dos Clubes Campeões de África, de 10 a 19 do corrente mês.
José Terça Chuma, técnico principal do conjunto militar, afirmou que o grupo almeja um resultado positivo:
“Nesta prova, a nossa expectativa é conseguirmos um resultado satisfatório, que permita conservar os títulos alcançados em oito edições consecutivas”.
Inseridas no grupo A, as Agostinas, campeãs em título, terão pela frente as equipas do FAP, Abidjan e ASFS.
O voo com destino a Casablanca partiu às 6h 30min, com chegada prevista para as 13h30.
Faltando apenas sete dias para o arranque da Taça dos Clubes Campeões de África, em andebol sénior feminino, que será disputado em Marrocos, as Agostinas, sob o comando técnico de José Terça Chuma, continuam a preparar a participação na referida competição.
O grupo, visivelmente renovado com atletas oriundas da formação e da equipa B, aprimora os movimentos ofensivos e defensivos, no pavilhão Paulo Bunze, alternando entre treinos Bi-diários e jogos amistosos.
As Militares, campeãs em título, almejam alcançar um resultado positivo, segundo o treinador José Chuma:
“Nesta nova missão, a nossa expectativa é obtermos um resultado satisfatório, um resultado que permita conservar os títulos alcançados em outras edições; por isso, a nossa preparação continua de forma muito rigorosa, para termos uma equipa competitiva, equilibrada, orientada para atingir os objectivos traçados e em condições de surpreender as nossas adversárias.”
Na sequência, José Terça Chuma acrescentou que nesta prova veremos um 1.° de Agosto reestruturado, jovial, dinâmico e batalhador.
A Taça dos Clubes Campeões de África de 2024 acontece de 9 a 19 de Outubro, em Marrocos.
As Agostinas figuram no grupo A, com as equipas do FAP, Abidjan e ASFS.
As equipas seniores em feminino e masculino de andebol, não conquistaram o título da 19.a edição da Supertaça Francisco de Almeida, disputada esta sexta-feira 27 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.
As pupilas de José Chuma enfrentaram e perderam diante das Petrolíferas, por 21-26.
Já os comandados de Filipe Cruz, mediram forças e perderam frente ao Interclube por 20-13.