Novembro 22, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Março Mulher: Eva Nogueira fala sobre o papel da mulher

By Sandra Saquita Março 03, 2016 1694

T08A5399

AS MULHERES DEVEM SER LEMBRADAS SEMPRE

A nossa ex Atleta de basquetebol feminino, Eva Nogueira Garcia, actualmente  coordenadora da modalidade no clube, dedicou ontem (02.03.16) po via do nosso Site, uma mensagem relacionada com a importância e valor que uma mulher tem na sociedade.

O seu carácter e perfil de mulher batalhadora é um dos exemplos de vida e testemunho para todas as mulheres que nos acompanham através deste site.

Afinal de conta o que é ser mulher? Dona Eva Garcia dá algumas dicas do papel da mulher  respondendo algumas questões.

 “Ser mulher é ser auxiliadora do seu esposo, é ser companheira, trabalhadora, ser mãe, ser lutadora e ser uma fortaleza.

Qual é o seu papel na sociedade?

Pode-se afirmar que a mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade de expressão, bem como emancipou o seu corpo, suas ideias e posicionamentos outrora sufocados. Em outras palavras, a mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, dando voz ativa a seu senso crítico. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social. Hoje as mulheres não ficam apenas restritas ao lar (como donas de casa) mas comandam escolas, universidades, empresas, cidades e, até mesmo, países, a exemplo da presidenta Dilma Roussef, primeira mulher a assumir o cargo mais importante da República

Como mulher independente, que método utiliza para conciliar o papel de esposa, mãe, domestica em sua vida?

“A independência numa mulher é bem-vinda, desde que ela seja bem usada. A pessoa precisa saber enquadrar as coisas no seu devido lugar e procurar ser equilibrada, ter vontade de fazer as coisas e analisar sempre as prioridades para que não haja desequilíbrio. Não é fácil conciliar serviço e casa, mais é preciso sacrifício. Eu tenho uma filha de 22 anos, sou professora, sou coordenadora do basquetebol feminino e ainda tenho papel de mãe e esposa. Se a pessoa não consegue conciliar e arranjar métodos, tudo isso, pode gerar muitas consequências num lar. Nota que um dos maiores problemas na vida das mulheres independentes é factor delas colocarem em 1º lugar o seu trabalho e enterrarem o papel mãe e esposa”.

Porque devem ser valorizadas as mulheres?

As mulheres precisam ser valorizadas e respeitadas, porque nos dias de hoje, existem mulheres que cuidam de uma família. Um exemplo, são as mulheres que perderam o marido, perderam os parentes e muitas delas procuram lutar para dar o melhor das suas famílias.

Eva deixa uma mensagem para todas as mulheres que são desvalorizadas a nível  de Angola, Africa e do mundo inteiro

“Toda mulher tem objectivo, vamos continuar a dar o duro, só precisamos saber os nossos objectivos. Chegará um tempo que a sociedade ira de reconhecer o seu esforço e valor. Não devemos perder a visão e o papel que o nosso Deus nos atribui de ser auxiliadora, mãe, esposa, conselheira e amiga”.

Eva despede-se com estas palavras: “ Desejo um feliz dia Internacional da Mulher,  08/03/2016 para todas as mulheres do mundo. Lembrando que todas mulheres estão de parabéns não sou pela data, mais porque ela deve ser lembrada sempre”!

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quinta, 03 Março 2016 22:37