O 1º de Agosto realiza a 1ª edição do Torneio Pavel Teixeira em ambos os sexos, desde o escalão de iniciados aos seniores, a ser disputado de 25 a 26 de Fevereiro de 2017 na piscina do Clube “Nádia Cruz” (25m x 6 pistas).
A actividade está a ser organizada pelo Departamento de Natação com a supervisão da Federação Angolana de Natação (F.A.N) com o objetivo de anualmente homenagear o atleta, símbolo da escola de Natação da agremiação “Formação”, referência pela sua abnegação, entrega, humildade companheirismo, saber ser e estar como desportista que dignificou e honrou a camisola do emblema militar, tendo sido um dos mais internacionais desta modalidade no 1º de Agosto.
A prova será regida pelos regulamentos da FAN,CANA E FINA, podendo apenas participar Clubes e Atletas filiados na FAN, contando assim para além do clube anfitrião (1º de Agosto), com o Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), Onda Sport Clube e Clube Desportivo Marinha de Guerra.
Pavel faleceu no Brasil, aos 28 de Fevereiro do ano passado, vítima de paludismo.
Conheça o perfil do homenageado:
Pavel Suene Félix Lopes Teixeira, filho de José Lopes Teixeira Júnior e de Rosa Maria Ribeiro Félix Teixeira, nascido a 21/02/1993, era estudante do 4º ano de engenharia de electrotecnia, bolseiro do 1º de Agosto, na República Federativa do Brasil.
O malogrado iniciou a prática da natação aos 5 anos de idade na Piscina de Alvalade, passando aos 7 anos para a escola de natação do Clube Desportivo 1º De Agosto, onde viria a ser federado aos 8 anos de idade na categoria de iniciados.
Devido a sua dedicação e apoio incondicional dos Pais, cedo se percebeu que o menino Pavel Teixeira como era conhecido e tratado na natação, daria num bom atleta.
Aos 13 anos viria a ser cobiçado pelo Clube Naval de Luanda onde acompanhado por colegas e o seu treinador representa por duas épocas, tendo feito a seguir uma época no Clube Náutico da Ilha de Luanda.
Assim com alguma naturalidade, mas com muitas horas diárias de treino, o jovem promissor fez a sua primeira internacionalização com 12 anos, ainda no 1º de Agosto, disputando o torneio internacional dos Golfinhos Sprinter em 2005 em Maputo/Moçambique.
Foi a primeira experiência internacional, tornando-se a partir desse ano um habitué nas selecções nacionais das diversas categorias, chegando com 15 anos a selecção nacional absoluta, onde se destacam as seguintes internacionalizações:
Ao longo da sua carreira desportiva bateu vários recordes nacionais de categoria e absolutos, assim como em estafetas do Clube e da Selecção Nacional. Um exímio mariposista, com um golpe de rins espectacular, uma autêntica borboleta e guerreiro das águas.
Conquistou inúmeras medalhas ao longo da sua carreira, vários títulos de Campeão tanto de categorias como de absolutos, vários prémios de melhor atleta em diversos torneios.
Foi e continuará a ser uma referência da natação, pelo que fez dentro das piscinas e fora delas. Era um jovem reservado, todavia de fácil trato, muito educado, correcto, inteligente e acima de tudo integro e com uma personalidade bem vincada.
Que a sua alma Descanse em Paz.