Novembro 25, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Preparar o futuro...Sem hipotecar o presente

Sábado, dia 20 de Março de 2021... Estádio dos Eucaliptos - Bié

 

Quando soou o apito final do jogo com o CUANDO CUBANGO FC, o onze do 1.° DE AGOSTO incluía os jogadores MONA (23 anos), BONIFÁCIO (27 anos), MÁRIO (23 anos), CIRILO (23 anos), BITO (20 anos) e FERNANDO (21 anos). MELONO (19 anos) tinha sido substituído, no minuto 70, e NSESANE (20 anos) não saiu do banco de suplentes.

 

Este é um momento que deve encher de orgulho o universo rubro-negro, porque representa a materialização da estratégia definida pela direcção do clube, sabiamente conduzida pelo General Carlos Hendrick, desde o início do seu mandato. No 1.° DE AGOSTO, a formação é considerada como o ponto de partida para a construção de equipas competitivamente sólidas e qualificadas, capazes de honrar o nosso passado repleto de conquistas e glórias. 

 

Que fique claro e não restem dúvidas... a utilização dos jovens talentos oriundos dos nossos escalões de formação não é uma consequência do impedimento de outros jogadores nem resulta da eventual incapacidade para contratar novos reforços. No D'AGOSTO o recurso à formação não é visto como uma solução acidental... pelo contrário, importa sublinhar, É A OPÇÃO PRIORITÁRIA e pedra basilar do projecto traçado para as diferentes modalidades desportivas, em particular no futebol.

 

De realçar que, além dos jogadores acima indicados, os jovens ZINI (18 anos), CATRAIO (22 anos), COIO (22 anos), ALDAIR (18), MANELÊ (18 anos) e MAMILSON (18) também integram o plantel 2020/22. A percentagem de jogadores provenientes da formação corresponde a 40% do plantel colocado à disposição do técnico Paulo Duarte.

 

Faz todo o sentido valorizar e dar oportunidade aos jogadores da formação, atendendo aos investimentos realizados na construção da ACADEMIA DO 1.° DE AGOSTO e apetrechamento em meios humanos, equipamentos e outras infraestruturas (internato, unidade de performance, ginásio, campos de futebol). Com excelentes instalações e maior capacidade para atrair novos talentos, torna-se imperioso apostar regularmente nos nossos jovens, criando condições para o seu crescimento competitivo, na expectativa que venham a ser mais valias desportivas e financeiras.

 

O tempo não para e ninguém é eterno... Com os olhos no presente, que exige a luta pelo título, em todas as competições que disputamos, temos de preparar a substituição de alguns dos jogadores que foram referências nas últimas épocas, mas que começam a dar sinais de natural desgaste. A par disso, o contexto actual e os efeitos da pandemia da COVID-19 justificam uma aposta maior na formação, de maneira devidamente estruturada e pensada, que junte experiência, qualidade, juventude e irreverência para alcançarmos grandes êxitos a nível nacional e continental. 

 

Convém clarificar que priorizar a formação não significa necessariamente apostar na quantidade, mas sim na qualidade. É difícil formar e ter disponíveis, num mesmo espaço de tempo, jogadores que sejam capazes de preencher todas as posições do plantel da equipa principal, com a qualidade exigida. Mas estamos convictos que existem jovens futebolistas que podem ascender, com sucesso, ao plantel principal, competindo aos responsáveis técnicos assegurar o seu processo de crescimento e desenvolvimento, sem queimar etapas, e potenciar as suas capacidades.

 

Deixamos um forte apelo à família agostina... Temos de apoiar os nossos jovens jogadores, conscientes que precisam de jogar com regularidade para evoluírem e amadurecerem. Temos de ser tolerantes com os Zinis, Melonos, Bitos e outros, transmitindo-lhes confiança e estímulo nos bons e maus momentos. Esta é a nossa génese e tradição... Não nos esqueçamos que algumas das principais figuras das equipas que conquistaram o inédito TETRA eram frutos da nossa formação, nomeadamente GELSON DALA, ARY PAPEL, SHOW, ZITO LUVUMBO, NELSON DA LUZ... 

 

D'AGOSTO FORÇA!!!

D'AGOSTO SEMPRE!!!

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quinta, 25 Março 2021 13:45