Depois de ter visitado a sede do 1.º de Agosto, na semana passada, Gustavo da Conceição, um dos ícones do basquetebol nacional e actual presidente do Comité Olímpico Angolano, deslocou-se, esta Segunda-Feira, à Cidade Desportiva, menina bonita dos olhos da família rubro-negra.
Acompanhado pelo presidente de Direcção do clube militar, o ilustre visitante teve a oportunidade de percorrer todas as infraestruturas que integram a Cidade Desportiva.
O dia de hoje serviu também para o líder do COA conhecer o pavilhão multiusos com o seu nome, um singelo tributo prestado a um dos precursores do basquetebol no clube central das forças armadas. O homenageado mostrou-se deveras satisfeito e orgulhoso por ter o seu nome gravado nos marcos históricos do emblema rubro-negro.
Na sequência, disputou-se uma demonstração de basquetebol, com a participação de jogadores da academia, que patentearam o ABC da modalidade, sob o olhar atento da equipa sénior masculina, orientada pelo professor José Carlos Guimarães.
No seu discurso, o General Carlos Hendrick, Presidente de Direcção, realçou os feitos conseguidos pelo elenco que dirige, sem deixar sublinhar as razões que motivaram a homenagem a Gustavo da Conceição, que representou o D'Agosto durante vários anos, tendo participado em três finais da Taça de Clubes Campeões de África.
De salientar que Gustavo da Conceição vestiu a camisola da selecção nacional de basquetebol ao longo de 11 anos, dos quais 9 como capitão de equipa.
Durante 10 anos foi o responsável pelo Mini-Basquete no 1.º D´Agosto, treinador do escalão infanto-juvenil (sub-12, sub-14 e sub-16) e um dos impulsionadores do torneio de fim de ano, em Mini-Basquete e iniciados, cuja tradição se mantém até aos dias de hoje.