Novembro 22, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 69

Taekwando: Irmãos no desporto-"família Kaiengue”!

Kayende

O Clube desportivo 1º de Agosto tem 16 modalidades e dentre elas, o Taekwando, um desporto de luta tradicional.

Nesta1ª rubrica denominada “ Irmãos no desporto”, encontramos a família Kaiengue, nomeadamente Charles, Chailson, Domingas, Josimar e Domingos Kaiengue.  5 elementos da mesma familia que para além dos laços de sangue, estão ligados pelo amor ao Taekwando.

Filhos do mestre de Taekwando Garcia Kaiengue, que é técnico feminino do Clube, o amor do pai pela modalidade fez com que os atletas seguissem as peugadas do progenitor.

Praticantes de uma actividade de luta, os Agostinos garantiram durante a entrevista terem adquirido mais sabedoria e desenvoltura no que toca a capacidade física e intelectual de cada um, dando mais realce para a perseverança, integridade, auto-domínio, espírito indomável e auto-estima.

Acrecentaram que quem pratica a modalidade dentro ou fora dela, é uma pessoa diferente na sociedade, e os mesmos têm notado esta diferença também na hora de asssimilar qualquer matéria académica; ao contrário do que muitos pensam, os nossos atletas garantem que não usam a arte para incitar a violência, apesar de  as vezes algumas pessoas na sociedade protagonizarem cenas de agressão, que  não se adequam ao espírito desse desporto.

Mesmo tendo sofrido no princípio da carreira gozo por parte dos amigos, os atletas confessam que hoje são alvo de admiração por onde passam e o facto de serem uma famiíia unida, fez com que nenhum deles desistisse do mundo do desporto, antes pelo contrário, influeciam outras pessoas a praticarem a modalidade.

Cada um com a sua cor de faixa amarrada no “Dobok”, que é o equipamento (fato) de treinos da modalidade, os irmãos sonham em trazer muitas medalhas para o clube, satisfazendo desse modo as suas vidas profissionais e pessoais, como realçou Chailson Kaiengue, o faixa preta dos irmãos:

“Para chegar até a faixa preta é necessário muita determinação, desciplina, trabalho e acima de tudo muita humildade.  Quero ser um grande mestre.  Como fui graduado a pouco tempo com este cinturão, estou a trabalhar para adequirir a mestria”!

  

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 06 Julho 2016 15:19