Novembro 22, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Xadrez: A ciência do Xadrez no 1º de Agosto Destaque

By Rosalina Sabino Julho 01, 2015 1968

 

Xadrez é jogo fácil de se aprender e difícil de ser jogado. Cada partida disputa-se entre dois adversários individuais num tabuleiro com 64 casas, 32 brancas e outras tantas pretas, cabendo a cada jogador a movimentação de dezasseis peças.

O xadrez passou a ser modalidade oficial no 1º de Agosto desde 2011 quando, precisamente no primeiro dia do mês de Agosto, o Mestre Internacional Erikson Soares, campeão africano de juniores em 2010, se tornou atleta da agremiação militar. E foi em torno dele que foi constituída uma equipa que em 2011 acabaria por conquistar o campeonato nacional absoluto de seniores.

A popularidade do xadrez em Angola subiu muito com a entrada em competição de uma equipa do 1º de Agosto, um clube de multidões, com uma importância social só comparável aos grandes clubes do mundo.

O xadrez é um jogo fascinante porque obriga o jogador a dominar aspectos artísticos, físicos e científicos o que leva muitos apreciadores a destacar que esta modalidade reflecte a personalidade de cada praticante, através do risco no ataque ao adversário ou por meio da adopção da inteligência defensiva.

O xadrez tem origens nos países europeus mediterrânicos que desde o século XV transformaram um jogo intelectual num exercício de estratégia próprio de uma guerra psicológica. 

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quinta, 02 Julho 2015 16:31