Uma das prioridades da Direção do clube Desportivo 1º de Agosto é investir na formação dos potenciais talentos para o desporto nacional e internacional, velando não só pela formação desportiva, mas como na académica.
Para entendermos mais sobre a formação dos potenciais talentos para a modalidade de basquetebol, o coordenador para a área, Jaime Covilhã, explica como tudo se processa.
“No basquetebol o dia-a-dia dos nossos atletas de formação acaba por ser um pouco diferente pelo facto de não se encontrarem em regime de internamento no internato 4 de Abril, mas os objectivos almejados pela Direcção do Clube não diferencia. Os treinos estão divididos em dois turnos: manhã e tarde, dando assim, tempo para que os atletas voltem para as suas casas, estarem mais tempo com a família e irem à escola. O método caça talentos é a forma usual para o recrutamento dos potenciais talentos, não descartando aqueles que chegam até nós por iniciativa própria, a formação deve ser e estar na base do êxito e o 1º de Agosto não foge a regra”, realçou.
Importa frisar que a nossa formação no basquetebol já deu frutos notórios para o desporto nacional e internacional, são eles: Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Islando Manuel e Yannic Morreira.