Abril 27, 2024

D'agosto no fórum ICC "Création África

A Directora do museu do Clube Desportivo 1.° de Agosto, Sandra Saquita, participou recentemente num fórum dedicado à criatividade africana, que teve lugar no Gaité Lyrique, uma instituição cultural em Paris.

A actividade, cujo objetivo é impulsionar certos sectores económicos das indústrias culturais e criativas do continente berço, foi organizada pelo Ministério da Cultura de França e Ministério da Europa e Relações Exteriores.

Sandra Saquita expressou o seu sentimento de satisfação pela experiência que vivenciou:

"Foi uma experiência única, sinto-me honrada, em primeiro lugar, por ter sido seleccionada para participar no primeiro fórum Création África. Participar deste evento ajudou-me a conectar com outros responsáveis de museus, conhecer outras culturas, uma vez que participaram 200 artistas de África, o que originou a troca de contacto e serviços... estar neste fórum permitiu-me também seguir novas tendências, visto que o mundo, à cada dia que passa, está mais virado para o lado digital e da tecnologia... permitiu ainda actualizarmo-nos constantemente e estarmos abertos às novas políticas das indústrias culturais e criativas."

Qustionada sobre o benefício que o 1.° de Agosto terá, com a experiência vivida neste fórum, Sandra Saquita respondeu: 

"Nós, 1.° de Agosto, estamos a fazer de tudo para termos um museu que contribua para o crescimento sócio-cultural da nossa sociedade. Além do mais, é importante estar nestes encontros devido às conexões e também às alianças que pretendemos fazer com outros fazedores deste sector porque temos a visão de ser o cartão de visita para outros visitantes internacionais e, para isso, é necessário acompanhar estas temáticas para maior impacto das nossas metas. Somos alunos e o aluno precisa de aprender com o professor."

A primeira edição do Fórum ICC "Création África" foi prestigiada com a presença do Presidente da República de França, Emmanuel Macron.

Avalie este item
(0 votos)