Abril 29, 2024

D'Agosto volta a ganhar Santos Cinco anos depois - Santos 2 - 3 D´Agosto


fut

Não foi fácil para os militares e dois cliques do Engenheiro Informático para o bis e de Bena

Era a partida um teste importante para Romeu Filemon, regressar as vitórias diante de uma equipa que com ele foi tomba gigantes e que o Primeiro de Agosto não ganhava desde 2007.

Conhecendo como conhece o adversário e o treinador, aliás, seu contemporâneo e que tem feito trabalho digno de realce, Romeu tentou enganar José Luís Borges confundindo entre Chileshi e Amaro quem era o lateral e quem atacava na faixa esquerda e lançou no 11 um jogador que ainda não tinha jogado a titular esta temporada, Nandinho.

Com regresso de Neblu a baliza e Capuco a médio central no lugar de Bua que saltara para o banco tinha o Primeiro de Agosto uma equipa nitidamente ofensiva e com capacidade de retenção de bola.

Sem Rainho, com uma distensão muscular, José Luís Borges, lançou o experiente Devigor na equipa inicial e o orientou-o a jogar entre os centrais do Primeiro de Agosto, mantendo, de resto, a mesma equipa que jogou a semana passada com o Progresso.

Fazendo jus ao favoritismo que reunia a partida, os militares entraram a pressionar, mas inteligentemente o Santos inteligentemente mostrou cedo que através do contra ataque podia marcar o que obrigou os militares a manter a pressão atacante mas sobre rigorosas medidas de segurança.

O primeiro golo aconteceu aos 10 minutos, Mingo Bile apareceu no primeiro poste para desviar de cabeça um cruzamento de Amaro, após excelente recuperação e passe de rotura de Manucho.

A primeira vez que o Santos atacou com perigo, foi aos 26 minutos e Neblu se assustou quando viu o cabeceamento N'zau a beijar o travessão após assistência primorosa de Paz.

Perto do intervalo, aos 42 minutos, Bena faz o segundo, excelente movimento de rotação após cruzamento de Amaro.

Com dois zero ao intervalo e com o Santos submetido, literalmente, a um tremendo sufoco, desenhava-se goleada, mas enganou-se quem pensou assim.

Massunguna, ressentiu de um problema muscular e ficou no balneário. Romeu baixa Manucho a central ao lado de Kali e entrou Danilson Traça a médio defensivo.

Luís Borges abdicou de um jogador de características defensivas, Diangani e colocou mais um ponta de lança, Evandro.

A alteração no Primeiro de Agosto obrigaram Amaro a funções mais defensivas e perderam os militares uma importante arma para atacar e o Santos apareceu no jogo, dando a entender em alguns momentos que a desvantagem de 2-0 seria superável a qualquer momento, e esteve perto de o conseguir, submetendo o Primeiro de Agosto a um tremendo e desnecessário sofrimento.

O Santos reduziu a vantagem aos 65 minutos na sequência de uma jogada de insistência, a defesa militar praticamente assistir Devigor a marcar a Neblu.

Aos 68 Devigor cai na área após carga de Kali fica-se por marcar um penálti que Manuel Francisco, o arbitro não viu. Na sequência do lance, o Primeiro de Agosto chega aos 1-3, recuperação de bola de Danilson Traça que lançou a equipa para o contra ataque, para Bena voltar a marcar.

Contas feitas Primeiro de Agosto voltou a ganhar o Santos o que já não acontecia para o campeonato desde a temporada 2007 em que ganhara na primeira e segunda voltas, respectivamente por 0-3 e 4-1. Seguiram-se empates e uma vitória do Santos no ano passado por 1-0.

Por: Celestino Gonçalves

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sábado, 28 Abril 2012 19:42