Mai 20, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

FAB anula Nacional de Basquetebol

A edição 2019/2020 do  campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, foi anulada, hoje (13 de Maio), face a covid-19, doença que assola o país e o mundo, desde Dezembro último.

 

A decisão resultou de um encontro realizado esta manhã, na sede da FAB, no complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, entre associações províncias e a comissão de gestão da federação angolana da modalidade, coordenada por Gustavo da Conceição, e responsáveis dos oito clubes que integram a prova.

 

Interrompida em meados de Março último, a competição era liderada pelo Petro de Luanda (detentor do troféu) com 49 pontos, seguido do 1º de Agosto e Interclube ambos com 44, enquanto o CD Kwanza ocupava a última posição com 30 pontos.

Joaquim Gomes "Kikas", que participou do encontro em representação do 1° de Agosto, resumiu os pontos abordados, no encontro decorrido por vídeo conferência.

 

"Foi decidido por unanimidade, o encerramento da época desportiva 2019/2020 do campeonato nacional,  como forma de preservar o bem estar, e a saúde dos atletas envolvidos na referida competição, tendo em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde (MINSA)", declarou o director para o basquetebol do 1º de Agosto.

 

"É de facto um momento triste para todos nós , fazedores do desporto, mas o momento é de nos unirmos para a salvaguarda da saúde pública e para a erradicação desta pandemia. Temos é que nos manter saudáveis,  para voltarmos melhores para a próxima época", apelou, Joaquim Gomes "Kikas.

 

Sobre a atribuição do título ao vencedor da fase regular, Kikas salientou:

"A questão foi levantada, e reprovada pela maioria, uma vez que a vantagem na fase regular, não assegura a conquista da competição e muitas vezes já se viu, equipas com excelentes resultados na fase regular, perder o campeonato. E neste caso específico,  havia grande hipótese disso acontecer, pois ainda faltavam 3 jornadas para a quarta e última volta da fase regular, bem como os play-offs. Entretanto, a Federação irá decorrer a uma futura consulta ao regulamento da prova, para decidir sobre a resolução desta questão  ", elucidou. 

 

Porém,  foi também unânime, a indicação da agremiação desportiva que irá representar o país , nas competições africanas, pôs pandemia.

"O Petro de Luanda, na posição de Campeão da época anterior,  será o representante nacional, nas competições internacionais que surjam depois do covid-19, como  a Ball League, por exemplo", avançou o dirigente desportivo.

 

O 1º de Agosto, segue no topo do palmarés da competição que já soma quarenta e duas (42) edições, com dezanove (19) títulos conquistados, seguido do Petro de Luanda com treze(13). O ASA e o Recreativo do Libolo acumulam três títulos cada, já o Sporting de Luanda soma dois(2), e o Ferroviário conquistou apenas um (1), título.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 13 Mai 2020 21:13