PONTO PRÉVIO: No 1.° DE AGOSTO a decisão sobre reforços, cedências temporárias ou transferências de jogadores NÃO depende da decisão unilateral de nenhum dirigente.
Para não sermos exaustivos, podemos sintetizar as diferentes etapas do processo de contratação:
1.Identificação das posições a preencher
2.Indicação dos jogadores a contratar (definir prioridades...)
3.Negociacão
4.Formalização
De salientar, por ser de elementar justiça, que foi com estes procedimentos e com as mesmas pessoas envolvidas, que construímos os plantéis que nos levaram à conquista do tetra bem como a equipa que atingiu as meias-finais da CAF CL 2018.
Relativamente ao plantel 2020/21, depois de decidida a continuidade de BOBÓ (uma das unidades nucleares da nossa linha defensiva) e ATOUBA (por opção técnica, na expectativa de um acentuado acréscimo de rendimento nesta segunda temporada), restavam 3 (três) vagas para jogadores estrangeiros e, conciliados todos os factores acima referidos, a opção recaiu nos seguintes jogadores:
A) BRYAN MOYA (AVANÇADO)
DADOS ESTATÍSTICOS 2020/21:
12 JGS (11TIT 1 SU) / 954 MIN / 4 GM
Internacional hondurenho, foi indicado pelo técnico PAULO DUARTE e, depois das reticências levantadas nos primeiros jogos, agora ninguém põe em causa a sua elevada qualidade técnica e cultura táctica.
B) ELVIA IPAMY (AVANÇADO)
DADOS ESTATÍSTICOS 2020/21:
2 JGS (2 SU) / 87 MIN
Internacional congolês, com passagem pelo Étoile du Congo, AS Mangasport (Gabão) e TP Mazembe (RDC), a sua contratação foi sugerida pelo nosso ex-treinador, em função dos dois jogos com o TP MAZEMBE, a contar para a CAF CL.
Na época 2019/20 fez 7 jogos (3 TIT, 2 SU, 2 SNU), na Liga dos Campeões Africanos, no total de 244 minutos, ao serviço do TP MAZEMBE.
Face à evidente dificuldade em acompanhar o ritmo de treinos e respectivas cargas físicas, foi submetido a uma bateria de exames clínicos, que não detectaram qualquer lesão ou debilidade muscular, apurando-se que IPAMY tem um problema do foro gastroenterológico (aparelho digestivo).
Sublinhe-se que, atendendo à sua especificidade, nenhum clube do mundo submete os seus jogadores a este tipo de exames, na pré-época ou na fase de contratação.
Devidamente autorizado pela Direcção do Clube, ELVIA IPAMY deslocou-se ao seu país natal para procurar o tratamento adequado de forma a poder retomar os treinos.
C. RACHID ASUMANI (MÉDIO)
DADOS ESTATÍSTICOS 2020/21:
Representou o Renaissance e o Motema Pembe, ambos da República Democrática do Congo.
Na edição TAÇA CAF 2019/20 disputou 6 jogos da fase de grupos (5 TIT, 1 SU), num total de 469 minutos, pelo Motema Pembe.
Pré-convocado para o CHAN 2021, que acabou por ser adiado, ASUMANI, apontado como um dos talentos emergentes do futebol da RDC e bastante elogiado pela imprensa e experts locais, que destacavam a sua polivalência, intensidade e características de verdadeiro box to box, enfrentou dificuldades inesperadas desde a sua chegada a Angola.
Tendo chegado tardiamente, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19, não fez a pré-época com o grupo e, na fase crucial do processo de integração, o falecimento da esposa obrigou-o a deslocar-se à RDC e ficar ausente por um longo período. No regresso a Luanda, regressou aos treinos, mas, pouco tempo depois, sofreu uma arreliadora lesão que provocou uma nova paragem e a consequente perda de ritmo e de rotinas. Tais contratempos têm sido um forte obstáculo à sua afirmação e titularidade, num sector onde tem de competir com outros jogadores de reconhecida qualidade.
O futebol não é uma ciência exacta e nem sempre as contratações correspondem às expectativas... Outras vezes, até as superam... O jogador de futebol não é um robô ou uma máquina... Como qualquer ser humano, tem virtudes e defeitos, forças e fraquezas, e muitas vezes o seu sucesso ou insucesso depende de factores ou situações imprevisíveis.
D'AGOSTO FORÇA!!!
D'AGOSTO SEMPRE!!!