Apercebendo-se do caminho menos bom que seguia a partida, em função do movimento tático da equipa adversária , o técnico português da formação militar, viu-se na obrigação de alterar o sistema tático da sua equipa para 4-3-3, faltando alguns minutos para o fim do primeiro tempo, sacrificando o defesa Jó, que deixou o seu lugar para o Congolês Geovani Ipami.
Efetuado a troca, o 1º D´Agosto passou a jogar apenas com dois centrais, Bonifácio e Bobó, dando assim maior ênfase ao sector ofensivo. A entrada de Ipami alterou desde aquele momento as transições dos militares, criando maiores oportunidades para o ataque.
Apesar da primeira parte ter terminado sem golos, Paulo Duarte não deixou de acreditar na alteração tática implementada, e novamente fez saltar do banco alguns jogadores que deram outro dinamismo ao encontro, até que ao cair do minuto 57, Moya fez o seu primeiro e o único golo do clássico, na sequência de uma forte pressão sobre o defesa do Interclube e garantindo assim os primeiros 3 pontos no campeonato nacional.