Abril 28, 2024

1.° de Agosto escolhido pela FAF para representar Luanda no Torneio Nacional de futebol feminino

Após a conquista do torneio Março Mulher, disputado no passado mês de Abril, o plantel feminino de futebol do 1.° de Agosto foi seleccionado para representar a província de Luanda no torneio nacional da modalidade, prova sob a égide da Federação Angolana de Futebol,  agendado para o próximo mês de Julho, na cidade do Lubango, na Huíla.

 

Irene Gonçalves, coordenadora do futebol feminino do 1.° de Agosto, vê esta indicação como reconhecimento do trabalho levado a cabo pela agremiação militar.

 

"Começamos os trabalhos em Fevereiro, tendo em vista o Torneio Março Mulher, no qual nos sagramos campeãs, e acredito que tenha sido em resultado desta competição que a FAF escolheu o clube para encabeçar a selecção que vai representar Luanda no Torneio Nacional de futebol feminino, que decorrerá em Julho, no Lubango. Toda a equipa técnica será constituída por elementos do 1.° de Agosto bem como as atletas. Para nós, o facto da selecção nacional integrar maioritariamente atletas do nosso clube  é sinônimo de que o nosso trabalho tem sido notado, fruto das condições e materiais que a direcção do 1.° de Agosto coloca ao nosso dispor. Acreditamos que as exibições da nossa equipa no torneio Março Mulher, que o 1.°  de Agosto venceu e convenceu, realçando a qualidade das nossas jogadoras, terão levado a FAF a apontar o 1.° de Agosto como um digno representante da província de Luanda", pontuou a chamada Diva Demolidora. 

 

Porém, com o intuito de assegurar a melhor representação da cidade capital, a antiga futebolista declarou que está em aberto a integração no grupo de trabalho de atletas de outras formações.

 

" Para uma maior representatividade da província de Luanda, gostaríamos de associar atletas talentosas de outras equipas que, provavelmente, por não terem as mesmas condições de trabalho do 1.° de Agosto ficariam de fora desta e de outras competições. A ideia é unirmo-nos e assim vencermos a prova", declarou Irene Gonçalves. 

 

Na ocasião, Irene Gonçalves, coordenadora para o futebol feminino do Clube Central das Forças Armadas, avaliou o estado actual da modalidade no país , tendo em conta a determinação da FIFA /CAF que obriga as equipas participantes nas competições africanas a criarem equipas femininas de futebol.

 

" Na verdade, essa decisão significa para nós a luz no fim do túnel para a massificação da modalidade. Acredito que, após essa exigência da CAF, o futebol feminino vai alavancar bastante, tal como na Europa e América onde já alcançou grandes patamares. E, felizmente, em grande parte de África já se começa também a viver essa realidade, vários países trabalharam e cresceram significativamente na categoria e, hoje,  é bonito ver as suas selecções, em vários escalões etários, disputarem tanto a COSAFA quanto csmpeonatos mundiais. Em Angola estamos praticamente parados no tempo, temos que correr atrás... Não adianta termos o 1.° de Agosto, único clube grande com futebol feminino, as outras equipas também devem aderir, essa nova regra trará mudanças a esse nível, mais agremiações irão aderir, criar equipas e assim teremos campeonatos mais sérios e competitivos, o que resultará no crescimento e desenvolvimento gradual do futebol feminino", asseverou Irene Gonçalves.

 

Ainda sobre a evolução da categoria, a antiga estrela do futebol nacional falou dos talentos d'agostinos que têm atraído olheiros de outras partes do mundo.

 

"Temos grandes talentos que poderão despontar além fronteiras, com bastante qualidade e capacidade técnica.é Recentemente, uma empresa alemã avaliou as nossas atletas, a partir de um aplicativo de exercício técnico e táctico. Essa avaliação tem sido frequente, pretendemos dar sequência a esse trabalho na plataforma porque possibilita que as nossas atletas sejam vistas e avaliadas a nível mundial e contactadas automaticamente. É um dos nossos propósitos, dar a conhecer os nossos talentos ao mundo e esperar que o mundo as conheça e reconheça. Com trabalho e disciplina irão chegar lá  e projectar no exterior  o nome do 1.° de Agosto e do nosso país ", sublinhou Irene Gonçalves.

 

Movida pela paixão pelo futebol, e pelo desejo de continuar a contribuir para o seu desenvolvimento, a ex-internacional angolana continua à procura de novos talentos que alavanquem e engrandeçam cada vez mais o canteiro d'agostino. 

 

" O nosso campo no RI20 está aberto para a captação de novos talentos. Temos uma equipa infantil, voltada somente para o aprendizado, e para nossa alegria, temos recebido muitas meninas dos 10 aos 12 anos, com vontade de aprimorar os seus dotes futebolísticos e integrar as nossa equipa Infanto-juvenil e a equipa unificada de júniores e seniores. As redes sociais têm sido igualmente um meio para captar meninas com interesse pela modalidade e assim vamos ampliando as nossas equipas", expressou Irene Gonçalves, citando os critérios para participar do processo de captação.

 

"Da nossa parte não há qualquer restrição, avaliamos o talento de cada uma, desde que demonstrem interesse, qualidades e aptidão para a prática da modalidade. Tendo isso, só precisam de comparecer no RI 20, às quartas e sextas-feiras, a partir das 14h, pois com paciência, trabalho e disciplina vamos lapidando e aprimorando o resto ", finalizou Irene Gonçalves.

 

D'Agosto Força!

D'Agosto Sempre!

Avalie este item
(0 votos)